quarta-feira, 29 de julho de 2009
A Linguagem HTML
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 10:40 0 comentários
Uma excelente ferramenta para os professores.
O Microsoft Photo Story é um software que edita imagens, insere efeitos especiais diversos, trilha sonora e apresenta ouras funções como arrumar defeitos de cor, luz e contraste, tira olhos vermelhos e adiciona efeitos: preto e branco, sépia e outros. Os alunos podem criar slideshows personalizados e animados."
Para baixar o programa gratuitamente em seu computador é só acessar:
http://www.baixaki.com.br/download/microsoft-photo-story.htm
Bons trabalhos!
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 10:34 1 comentários
terça-feira, 21 de julho de 2009
Prefeitura antecipa as férias escolares na rede municipal de Sapucaia
| |
Susana Tomaz – Mtb 8600 – Jornalista Diplomada Fonte:http://www.sapucaiadosul.rs.gov.br/noticias/2009/07/20-07-2009_01.htmla |
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 12:54 0 comentários
segunda-feira, 20 de julho de 2009
20 DE JULHO - DIA DO AMIGO!
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 12:05 0 comentários
sexta-feira, 17 de julho de 2009
O que é bullying na internet?
Segundo a wikipedia, Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender. A palavra "Bully" significa "valentão", o autor das agressões. A vítima, ou alvo, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
Identifique se seu filho é agressor ou vítima de bullying na escola
Pouco antes do horário de ir à escola, a criança diz que tem dor de barriga e pede para faltar. Em casa, não desgruda da Internet. Senhor pai ou responsável: pense duas vezes antes de castigar seu filho ou chamá-lo de preguiçoso. Você pode ter uma vítima de bullying em casa.
O termo vem do inglês "bully" (pronuncia-se 'búli'), que se refere a pessoas que intimidam, agridem ou se aproveitam de outras pessoas - o seu filho, por exemplo.
Um dos desafios para a identificação do bullying é o fato de muitas dessas práticas serem aceitas como meras brincadeiras por pais e professores - crianças que se dão apelidos, fazem gozações e chacotas umas com as outras.
"O que muitos pais não percebem é que, não raramente, essas 'brincadeiras' fazem mal à criança. Em casos extremos, leva ao suicídio", diz a pedagoga Cleo Fante, especialista em bullying.
Segundo a educadora, a popularização da Internet entre adolescentes e crianças é outro fator que contribui para o aumento do bullying, "já que no mundo virtual as pessoas não precisam dar as caras".
Os casos de cyberbullying, praticados pela Web, são tão "prejudiciais para as crianças quanto o bullyings tradicional", afirma Fante.
Como agir diante do bullying
No mundo real ou virtual, o problema requer atenção de pais e professores.
"Um dos maiores erros é menosprezar o sofrimento da criança. Não se deve dizer para o filho deixar isso para lá", diz Fante.
"Há pais que dizem 'eu também passei por isso', o que não justifica o sofrimento da criança. Além do mais, cada indivíduo encara as dificuldades de maneira diferente", diz.
Se a escola é o local em que a criança sofre a intimidação, os pais devem entrar em contato com professores e diretores, que devem coibir esse tipo de ação entre os estudantes.
"É preciso também estimular a auto-estima dos pequenos. As maiores vítimas são as crianças tímidas, que não conseguem se defender e exigir que os colegas parem com a brincadeira. Os pais devem incentivar a criança a fazer isso, sem estimular a violência", diz Fante.
"A criança deve conseguir dizer com firmeza: 'eu não quero brincar', 'eu não sou isso que você está dizendo'. Brigar com o filho vítima de bullying não dará a coragem que a criança precisará para ser firme", explica a pedagoga.
Como identificar o bullying
Muitas vítimas de bullying sofrem caladas, "por vergonha, por acharem que são culpadas ou até merecem os apelidos, ou por falta de oportunidade de diálogo", aponta Cleo Fante.
Cabe, então, a pais e professores a tarefa e identificar se há algo de errado na vida social da criança ou mesmo do adolescente.
"Só consegue notar diferenças quem acompanha o cotidiano do filho. É esse o primeiro passo: ver se a criança está mais irritada, nervosa ou triste que o normal", aponta Fante.
No caso de vítimas de cyberbulling, a compulsão por utilizar a Internet é outra característica.
Filhos "valentões"
Se o seu filho não é vítima de bullying, ele pode ser, ainda, um desses agressores - comportamento que também merece atenção e cuidado dos pais.
"Dependendo da gravidade do ato, o menor pode ser internado para serem aplicadas medidas sócio-educativas", explica o promotor de Justiça Criminal, Lélio Braga Calhau, de Minas Gerais.
No caso de bullying pela Internet - caso a criança ou adolescente espalhe mentiras que ofendam algum colega -, o pai ou quem permitiu o acesso ao computador também pode ser penalizado.
"Alguém que seja negligente com um crime pode também ser responsabilizado, de acordo pelo código penal. Na área cívil, pode haver processos por danos morais e a família ser obrigada a pagar indenizações", diz Calhau.
Para identificar se o seu filho está intimidando outras crianças, a pedagoga cita algumas características comuns aos agressores: "os jovens que praticam bullying costumam ser hostis, usam força para resolver seus problemas e são intolerantes".
Os pais não devem elogiar nem estimular os filhos briguentos e valentões. Devem conversar e, se necessário, procurar ajuda de profissionais especializados, como psicólogos.
Algumas dicas para acabar com o bullying
- Trate as outras pessoas como gostaria de ser tratado, com respeito sempre;
- Denuncie. Esta prática é crime, portanto você poderá contar com a ajuda de seus pais e até de um advogado;
- Exija. É importante que na sua escola esteja claro que qualquer manifestação deste tipo será passível de punição;
- Explique. Proponha palestras, peças de teatro, trabalhos... tudo para ajudar a galera a entender o problema e ,assim, combatê-lo;
- Informação. Informe-se sobre o assunto. Só assim você poderá identificar o problema;
- Limites. Zoar uma pessoa de vez em quando não tem nada de errado. Mas saiba a hora de PARAR! Sem se dar conta você pode levar uma pessoa a um ataque de ansiedade ou depressão.
- Ajude. Se você já foi vítima seria legal criar um blog para postar sobre o assunto e assim ajudar alguém ou compartilhar experiências;
- Defenda. Combine com seus colegas, se perceberem que alguém está sendo vítima de algum bullying, juntem-se para enfrentá-lo, assim a vítima se sentirá mais segura;
- Tenha coragem. Cuide da sua autoestima. Seguro de si você tem tudo para NÃO se tornar vítima destes elementos e ainda terá forças para enfrentá-los.
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/testes/acabar-bullying.shtml?perg=10
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 07:38 0 comentários
quarta-feira, 15 de julho de 2009
ALFABETIZAÇÃO?
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 12:27 0 comentários
JOGAR OFF LINE/MAIS DICAS DE SITES
JOGOS EDUCATIVOS NA INFORMÁTICA - ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO
0BOLA_COLORIDA.swf
0BOLAS_IGUAIS.swf
0CALCULO_SUB_AD.swf
0dividir.swf
0frutas_iguais.swf
0jogo_matematica.swf
0sOMA_ATE_10.swf
1497_ford_estacionamento.swf
1_encanamento.swf
2503_maionese.swf
269_torredefrutas.swf
326_concentra.swf
327_ponte.swf
329_rio.swf
4_balls.swf
4operacoes_macaco.swf
addemup.swf
ADDICTION_PUZZLE.SWF
ADIC_ACHAR_RESULTADO.swf
alimenta_vidasaudavel.swf
alphazoo.swf
animais extincao.swf
animais.swf
animais1.swf
ANIMAIS_amazon.swf
anossaturma.pps
atravessar_ponte.swf
atravessar_rio.swf.swf
baldes.swf
Baleia.swf
BATTLE_SHIPS.SWF
bear_puzzle.swf
Blackjack.swf
blocos_logicos.swf
blox.swf
Bubble Shooting v1.0.swf
CAIXA.swf
CALC_DE_PE_AD_SUB.swf
CALC_SAPO_SOM.swf
calculadora.swf
calculadora1.swf
calculadora_DESENHOS.swf
calculadora_falante.swf
calculadora_frutas.swf
calculo_mental4op.swf
calculos.swf
calculos_2_jogadores.swf
calculos_galaxia.swf
Camelo.swf
canibais5st.swf
canoa.swf
Casino Blackjack.swf
castleMult.swf
colorir_numeros.swf
COMBINACOES.swf
concentrao.swf.swf
concentração.swf.swf
coni_compras.swf
contar_criancas.swf
contar_frutas.swf
contas_galaxia.swf
cozinhar.swf
Crazy_Penguin_Tennis_by_Jayextee.swc.swf
CRYSTALISLAND.SWF
Cube.swf
dados.swf
dama.swf
damas1.swf
damas2.swf
damas3.swf
Dan Muffin.swf
danmuffin1.swf
desafequacao11.swf
desafio01.swf
desafio11.swf
desafio12.swf
desafio17.swf
desafsapo01.swf
divide_ovelha.swf
dividir.swf
dividir_ovelhas.swf
divisao.swf
Dodge.swf
domino.swf
double_digits.swf
eng-aritmetica.swf
entregas.swf
esqueletodinossauro.swf
estacionar_carro.swf
estacionar_qb.swf
farm.swf
ferramentas_final.swf
ficar_sozinho.swf
Four Sight.swf
foursight.swf
frogger.swf
Fruit Slot.swf
frutas.swf
Fugitive Tortoise.swf
funkymum.swf
game_pixelsays.swf
Girafa.swf
Go Sushi.swf
hexxagon.swf
house4.swf
Iaque.swf
img_incompleta.swf
img_incompleta2.swf
jogocoisas.swf
jogodavelha.swf
jogomico.swf
jogovermelhodemo.swf
JUNTA3.swf
Knights Puzzle.swf
lemonade.swf
lion_puzzle.swf
logica.swf
lunar_Lander.swf
macacocalculo.swf
Macacos bailarinos.swf
Macacos dorminhocos.swf
Macacos equilibristas.swf
Magic_Squares.swf
mahjong.swf
mahjongg.swf
MAHKONG2.swf
Martian Mayhem!.swf
Math_Triangles.swf
mesagem_secreta.swf
mov_cavalo_xadrez.swf
multiplicando_desafios.swf
oobles.swf
pa_cobrinha.swf
penhasco.swf
pipes.swf
piramide alimentos.swf
piramide.swf
PROFE_CALCULA.swf
puz1.swf
puz2.swf
puz3.swf
puz4.swf
puzzle_generico.swf
quadrado_magico.swf
QUADROS_COR.swf
quebra_cabeca.swf
quebrainfantil.swf
reinodosalimentos.swf
resta um.swf
resta-1.swf
rotation.swf
ROUPASIGUAIS.swf
rpg.swf
rpg_qb.swf
RuneMage.swf
saia-da-prisao.swf
samegame.swf
scooby_doo_dressup.swf
sequencia.swf
sequencia_genius.swf
seven.swf
SHANGAI.swf
SokoFlash.swf
sokoflash_h7ohqyeo.swf
soma_pinta.swf
soma_simplesl.swf
soma_tomjerry.swf
SOMANDO__NUM.swf
somar.swf
sombra_ferramenta.swf
sombras.swf
sombras_legumes.swf
SONUNDRUM.SWF
SportsSmash.swf
STRIKE_CAIXAS.swf
SUB_ACHAR_RESULTADO.swf
SubtractionAction.swf
subtrair.swf
subtrair_colorir.swf
sudoku.swf
tabuada_AVIAO.swf
tabuadaa.swf
tabuadaNORMAL.swf
TABULEIRO.swf
Tamanduá.swf
tangram.swf
TETRIS_ARCADE.SWF
torredefrutas.swf
twoplayer12.swf
Urso Polar.swf
vaca.swf
vaso_img.swf
veiculo_mixer.swf
xadrez.swf
xadrez1.swf
xadrez2.swf
xadrez3.swf
xadrez4.swf
JOGOS EDUCATIVOS NA INFORMÁTICA - ANIMAIS
http://www.4shared.com/file/96184588/99e26386/animais.html
http://www.4shared.com/file/96184600/5da6dfe5/animais1.html
http://www.4shared.com/file/96184624/68fd797e/animais_extincao.html
http://www.4shared.com/file/96184657/beb5be03/ANIMAIS_amazon.html
http://www.4shared.com/file/96184675/628dbdad/Baleia.html
http://www.4shared.com/file/96184713/dc76d529/Camelo.html
http://www.4shared.com/file/96184754/267e858e/Girafa.html
http://www.4shared.com/file/96184796/64c5abae/Iaque.html
http://www.4shared.com/file/96184809/2ee44a4b/Macacos_bailarinos.html
http://www.4shared.com/file/96184824/62635474/Macacos_dorminhocos.html
http://www.4shared.com/file/96184841/4453077d/Macacos_equilibristas.html
http://www.4shared.com/file/96184877/861df18b/Tamandu.html
http://www.4shared.com/file/96184918/413a21ab/Urso_Polar.html
JOGOS EDUCATIVOS NA INFORMÁTICA - ALIMENTAÇÃO
http://www.4shared.com/file/96184203/c3a62683/2503_maionese.html
http://www.4shared.com/file/96184212/adba2754/alimenta_vidasaudavel.html
http://www.4shared.com/file/96184218/4d6fce4a/anossaturma.html
http://www.4shared.com/file/96184241/49c482ab/cozinhar.html
http://www.4shared.com/file/96184248/30183a0f/piramide.html
http://www.4shared.com/file/96184260/cf5d0bf/piramide_alimentos.html
http://www.4shared.com/file/96184262/e2fbb193/reinodosalimentos.html
JOGOS EDUCATIVOS NA INFORMÁTICA - ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
http://www.4shared.com/file/96183626/1b2420eb/baldes.html
http://www.4shared.com/file/96183630/eb5cb49f/calculadora_falante.html
http://www.4shared.com/file/96183636/23f11aa/colorir_numeros.html
http://www.4shared.com/file/96183647/3a79b7fb/coni_compras.html
http://www.4shared.com/file/96183652/53087235/contar_criancas.html
http://www.4shared.com/file/96183653/240f42a3/contar_frutas.html
http://www.4shared.com/file/96183656/5465b62c/dividir_ovelhas.html
http://www.4shared.com/file/96183662/782521f6/soma_pinta.html
http://www.4shared.com/file/96183665/e641b455/soma_simplesl.html
http://www.4shared.com/file/96183670/8f30719b/soma_tomjerry.html
http://www.4shared.com/file/96183673/16392021/subtrair_colorir.html
ALGUNS SÃO EM FLASH COMO O AUTO, A FORCA E PODEM SER SALVOS NO SEU COMPUTADOR PARA SEREM JOGADOS OFFLINE.
http://www.alemdeeducar.com.br/jogos.shtml
http://jogoseducativos.jogosja.com/
A MAIORIA EM FLASH, PODENDO SER COPIADOS PARA JOGAR OFFLINE.
Atividades Educativas Alfabetização
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 11:36 0 comentários
Informática: Mitos e Problemas
Apesar de já estarmos bastante distanciados do tempo em que computação nas escolas era considerada um grande avanço e uma forma de ampliar o recrutamento de alunos para seus quadros discentes, esse assunto ainda polariza discussões; suas formas de utilização e seu valor enquanto ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem não são consensuais, havendo contundentes embates entre concepções as vezes muito rígidas ou muito simplistas e ingênuas a respeito da informática nas escolas.
Mitos
o computador viria resolver os problemas e impasses da educação
o computador é uma ameaça ao pensamento criativo, à literatura e poesia, às artes, ao pensamento divergente, à socialização dos alunos
o uso do computador na escola só tem validade quando utilizado vinculado ás disciplinas matemáticas
o computador é o responsável pela atividade didática
o computador é visto cada vez mais como um instrumento com capacidade de raciocínio igual ou superior ao dos seres humanos
mito da eficiência divulgado pela publicidade
para se trabalhar com informática na escola é preciso ser especialista ou técnico em informática
não é necessário que se saiba absolutamente nada sobre computadores para se trabalhar com a informática na escola
Problemas
Lemos, freqüentamos palestras e cursos, nos quais se falam que a informática nas escolas é uma revolução sem volta. E, é até provável que assim o seja.
Mas, com nossa experiência, também sabemos que ainda não existe uma teoria aceita de modo consensual, que já tenha respondido com bases confiáveis a algumas perguntas simples:
- para que serve a informática na didática ?
- quais são as vantagens para a educação com o uso de metodologias informáticas e com a introdução do computador ?
- enfim, é realmente necessário para o desenvolvimento da educação que todas as escolas possuam computadores ?
- precisamos realmente dele?
- para fazer o quê ?
- em que medida nos será útil ?
- estão sendo, ou já se encontram os professores preparados para ele ?
Alguns caminhos
A escola é uma instituição que resiste a mudanças, mas, já estamos vivendo a "era da informação" que requer significativas revisões no sistema educacional. O principal objetivo da escola enquanto instituição é formar as novas gerações, de maneira a respeitar a sua identidade e estando consciente das necessidades dessa geração, que estão mudando, o que não pode ser ignorado pela escola, atuar em favor de sua inserção neste processo, de modo a atender o público a que se destina .
As transformações sociais se processam rapidamente e a mudança se tornou a regra. Nessa situação dinâmica, a educação é um processo contínuo de construção e reorganização dos conhecimentos, tendo como finalidade o desenvolvimento global e harmonioso da personalidade, para formar o indivíduo crítico num contexto histórico.
Cabe então à escola, participar do processo de mudança, repensando as variadas questões introduzidas pelo uso de novas tecnologias, pois se alguma mudança houve, é necessário que se entenda qual o seu significado e quais as conseqüências que foram geradas por esses fatores de mudança.
Deve-se lembrar que se muitas vezes a tecnologia traz benefícios, ela também desfaz coisas boas que estão adequadas às nossas necessidades.
No caso específico dos computadores, lembrar sempre que a principal característica deles é não ter função definida. Eles vão funcionar de acordo com os programas que lhes são fornecidos e trabalhar a serviço daqueles que o estão utilizando. Não são a priori nem bons, nem maus, nem úteis, nem inúteis; tudo dependerá de nossas reais necessidades.
A tecnologia deve nos servir, colocar-se ao nosso serviço, e não ditar quais serão as nossas necessidades.
fonte: http://www.centrorefeducacional.com.br/informat.html
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 10:48 0 comentários
JOGOS E FERRAMENTAS DA INTERNET
Matemática:
Arquitetura das Escadas - (Escalas, Geometria, Geometria espacial, Medidas, Trigonometria ) http://rived.proinfo.mec.gov.br/.
Um Dia na Fazenda - (Ordens de grandeza) http://rived.proinfo.mec.gov.br/.
Química:
A Química dos Remédios - http://www.labvirt.futuro.usp.br/r/.
Solvente no Motor - http://www.labvirt.futuro.usp.br/.
FÍSICA
O Vendedor de Churros - http://www.labvirt.futuro.usp.br/.
O Salto dos Recordes - http://www.labvirt.futuro.usp.br/.
Geografia:
Jogo de quebra-cabeças (mapas da América Latina, Continentes e outros) - http://www.redescola.com.br/kids/
Estados e Capitais (memória) - http://www.redescola.com.br/kids/
Artes:
Arte dos Mosaicos - http://rived.proinfo.mec.gov.br/.
Catavento - http://www.redescola.com.br/kids/
1. Rede Escola Portal Kids
http://www.redescola.com.br/kids/
Site com conteúdo disponível para professores e alunos. Conta com jogos, leituras, material para pesquisa, atividades para imprimir e sugestões de atividades para professores de todas as disciplinas.
2. Laboratório Didático Virtual
http://www.labvirt.futuro.usp.br/.
Site direcionado ao Ensino Médio nas áreas de química e física. Há espaço para pesquisa, respondida por professores das áreas. Proporciona simulação de situações (desafios) onde o aluno necessita empregar seus conhecimentos para resolver o problema apresentado.
3. Portal Kids
http://www.portalkids.org.br/.
Site destinado a desenvolver no estudante a cidadania, divulgando crianças desaparecidas e dando apoio às famílias. Voltado a prevenção e denúncia de abusos, tráfico de órgãos, em resumo, defesa da criança e direitos da criança e adolescente. Pode ser utilizado por alunos e professores para atividades direcionadas a estes assuntos.
4. Projeto Cesta
http://cesta.cinted.ufrgs.br/form.consulta.php
Site difícil de acessar. Ao realizar cadastro, há necessidade de aguardar e-mail de retorno, demorado, para poder acessar.
5. Canal Kids
http://www.canalkids.com.br/portal/index.php
Site colorido e interessante. A parte que se refere a pesquisa é bastante atrativa pois aborda vários temas desenvolvidos em sala de aula.
6. Rived
http://rived.proinfo.mec.gov.br/
Site com alguns jogos e atividades basicamente direcionada ao ensino médio, com possibilidades de download ou jogar on line.
http://www.cartoonnetwork.com.br/play/ http://www.monica.com.br/diversao/games/fwelcome.htm http://www.smartkids.com.br/ http://www.educacional.com.br/ http://sitededicas.uol.com.br/jogos.htm http://br.criancas.yahoo.net/jogos/index.html http://www.detran.se.gov.br/jogos.asp http://www.jornaleko.com.br/ http://www.abcdaenergia.com/ http://www.tiogui.com.br/ http://www.meninomaluquinho.com.br/jogos/default.asp http://pt.wikipedia.org/
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 10:22 0 comentários
JOGOS PARA LINUX
Um colega, professor de história, Artur, indicou-me este jogo para linux. Bem legal!
Bjs
Simone (telecentro Júlio Ströher)
www.comunidadesvirtuais.pro.br/triade/download_triade.php?os=linux
JOGO EDUCATIVO NO LINUX EM FLASH
http://www.brincando.net/swf/799.swfUM JOGO MUITO LEGAL.
É UM QUEBRA-CABEÇA EM FORMATO DE ESTACIONAMENTO, TEM 60 FASES.
BEM LEGAL,ALÉM DE FORMAR PALAVRAS O ALUNO TEM QUE QUEBRAR A CABEÇA PARA CONSEGUIR ENCAIXAR AS LETRAS.
http://www.comp.ufla.br/pjcc/index.php?op=jogo_info.php&cod=37&ordem=downloads
BASTA FAZER O DOWNLOAD, DESCOMPACTAR O ARQUIVO E CLICAR EM JOGAR.
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 09:04 0 comentários
ATENÇÃO COM SEU FILHO NA INTERNET!
CRIANÇAS NA INTERNET
Dicas de segurança
• Crie uma lista com regras da casa para o uso da Internet com a participação de seus filhos.
• Estimule-os a visitar apenas os sites que você aprovou.
• Mantenha o computador conectado à Internet em um local de uso comum na sua casa, para que você possa supervisionar seu uso com facilidade.
• Pesquise sobre ferramentas de filtragem da Internet, que devem ser usadas como um complemento à supervisão paterna, não uma substituição.
• Use mecanismos de busca amigáveis para crianças ou outros com controles de menores.
• Crie uma conta de e mail compartilhada pela família junto ao seu provedor, em vez de permitir que seus filhos tenham suas próprias contas de e mail.
• Ensine-os a consultá-lo antes de fornecer qualquer informação pessoal através de e mail, salas de bate-papo, grupos de discussão, formulários de registro e perfis pessoais.
• Ensine-os a não baixar software, música ou arquivos sem a sua permissão.
• Use filtros de e mail para bloquear mensagens de determinadas pessoas ou que contêm determinadas palavras ou frases.
• Não permita que seus filhos usem serviços de mensagens instantâneas nesta idade.
• Permita que seus filhos usem apenas salas de bate-papo e grupos de discussão monitorados e em sites infantis reconhecidos.
• Converse com seus filhos sobre seus amigos virtuais e suas atividades online, da mesma forma que conversa sobre suas atividades no mundo real, onde ainda estão conhecendo novas pessoas.
• Converse com seus filhos sobre sexualidade saudável, pois eles podem encontrar com muita facilidade material de conteúdo adulto ou pornográfico online.
• Converse com seus filhos sobre pornografia online e oriente-os a sites positivos sobre saúde e sexualidade.
• Insista em ter acesso às contas de email e de mensagens instantâneas para ter certeza de que não estão falando com estranhos.
• Converse com eles sobre comportamento responsável e ético online. Eles não devem usar a Internet para espalhar fofocas, intimidações ou ameaças aos outros.
• Incentive-os a lhe contar se algo ou alguém online fizer com que se sintam desconfortáveis ou ameaçados. Mantenha a calma e lembre-os de que não estão fazendo nada de errado se quiserem lhe mostrar algo. Elogie o seu comportamento e incentive-os a procurá-lo novamente se a mesma coisa acontecer de novo.
Oriente seus filhos a não adicionar pessoas adultas, que não sejam familiares ou amigas da família.
Cuidado com os fakes de crianças. Repare nas outras crianças que seu filho adiciona. Se não há familiares nas fotos, nos scraps ou nos depoimentos, e os recados são apagados, desconfie.
Atenção com os fakes de personagens infantis. Por trás deles pode esconder-se uma pessoa muito má-intencionada.
Cuidado com os “infantilistas”. São pessoas que têm “fetiche” de ser tratados como crianças. Muitos usam fotos infantis e adicionam crianças. Repare sempre nas comunidades das pessoas que a criança adiciona.
Monitore sempre o histórico de perfis e comunidades que seu filho visitou.
Uma sugestão para maior proteção de seu filho no orkut, coloque no perfil dele o link do seu próprio perfil ou de seu e-mail pessoal, com um aviso de que está monitorando diariamente os contatos de seu filho. Assim os pedófilos saberão que a criança está protegida e terão receio em assediá-la. Isso também facilitaria entrar em contato com você caso alguém queira alertá-lo sobre problemas com o orkut de seu filho.
O orkut criou novas ferramentas que bloqueia o recebimento de recados de desconhecidos e restringe a visualização do álbum de fotos apenas a amigos. Use-a para proteger seus filhos.
Desconfie dos perfis de pessoas adultas que tem a maioria dos amigos crianças. O Orkut é um site de relacionamentos, e por mais que goste de crianças, é estranho um adulto se relacionar apenas com elas.
Não permita que ele use a webcam sem sua presença.
Cuidado com as falsas agências de modelos divulgadas no Orkut. Não envie fotos e dados pessoais de seus filhos para pessoas desconhecidas sem antes pedir-lhes uma referência.
Se seu filho for assediado na Internet, DENUNCIE!
Como denunciar:
Por telefone: Disque 100 – Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Discagem gratuita em todo o território nacional.
Fonte de pesquisa:http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2008/05/03/proteja-seu-filho/Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 05:34 0 comentários
domingo, 12 de julho de 2009
Utilidade pública:GRIPE “SUINA” ou Influenza A/H1N1
1 . Quanto tempo dura o vírus da gripe “suína” em uma superfície lisa?
R: Até 10 horas.
2. Qual é a utilidade do álcool para limpar as mãos?
R: Torna o vírus inativo e o mata.
3 . Qual é o meio mais eficaz de infecção deste vírus?
R: O ar não é a forma mais eficaz para a transmissão do vírus, o fator
mais importante para a fixação do vírus é a umidade, (mucosa do nariz,
boca e olhos), o vírus não voa e não atinge mais de um metro
distância.
4.- É fácil se contagiar em aviões?
R: Não, é um meio pouco propíci o para contágio.
5 . Como posso evitar o contágio?
R: No levar as mãos ao rosto, olhos, nariz e boca. Não ficar perto de
pessoas doentes. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.
6 .- Q: Qual é o período de incubação do vírus?
R: Em média 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase que imediatamente.
7 . Quando se deve começar a tomar medicação?
R: Dentro de 72 horas depois do diagnóstico é muito bom, a melhora é de 100%.
8 . De que forma o vírus entra no corpo?
A: Pelo contato, ao dar as mãos ou beijar na bochecha e pelo nariz,
boca e olhos
9 . O vírus é letal?
R: Não, o que provoca a morte é a complicação da doença causada pelo
vírus, que é pneu monia
10 . Quais os riscos dos familiares de pessoas que morreram?
R: Podem ser portadores e formar uma cadeia de transmissão.
11 .A água nas piscinas transm ite o vírus?
R: Não, porque contém químicos e cloro.
12 .O que faz o vírus quando provoca a morte?
R: Uma cascata de reações, tais como insuficiência respiratória; a
pneumonia grave é a que causa a morte.
13.Quando se inicia o contágio,antes ou até q ue os sintomas aparecem?
R: Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.
14 .Qual é a probabilidade de recaída com a mesma doença?
R: 0%, pois a recaída imuniza o vírus da gripe “suina”.
15 .Onde é que se encontra o vírus no ambiente?
R: Quando uma pessoa espirra ou tosse, o vírus pode permanecer nas
superfícies lisas, como portas, dinheiro, papéis, documentos, desde
que haja umidade. Desde que nã o se esterilize o ambiente é
extremamente recomendável a higiene das mãos.
16 . Se eu for a um hospital particular vão me cobrar pelo remédio?
R: Não, existe um acordo de não cobrar porque o governo está
entregando os remédios a todas as instituições de saúde públicas e
privadas.
17 . O vírus ataca mais os asmáticos?
R: Sim, os pacientes são mais suscetíveis, mas tratando-se de um novo
germe todos nós somos igualmente suscetíveis.
18 .Qual é a população estária que este vírus está atacando?
R: De 20 a 50 anos de idade.
19 . É útil co brir a boca?
R: Há algumas máscaras de boca de mais qualidade que outras, mas se
você for saudável é contraproducente, pois o vírus por seu tamanho
atravessa a máscara como se ela não existisse e usando-a cria-se na
área do nariz e boca um micro clima úmido propício ao desenvolvimento
viral; mas se você já está infectado use-a para NÃO infectar outras
pessoas; é relativamente eficiente.
20 . Posso fazer exercício ao ar livre?
R: Sim, o vírus não anda no ar e nem tem asas.
21 . Tomar Vitamina C serve para alguma coisa?
R: Não serve de nada para prevenir o contágio deste vírus, mas ajuda a
resistir seu ataque.
22 . Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?
R: A salvo ninguém está, o que ajuda é a higiene dentro de casa,
escritórios, utensílios e evitr ir em locais públicos.
23 . O vírus se move?
R: Não, o vírus não tem asas nem pernas, uma pessoa contaminada o faz
entrar no interior do organismo.
24 . Os animais de estimação se c ontagiam com o vírus?
R: Com este vírus NÃO, provavelmente se contagiam com outro tipo de vírus.
25 . Se eu vou a um velório de alguém que morreu deste vírus posso infectar-me?
R: NÃO.
26 . Qual é o risco de mulheres grávidas contrair este vírus?
R: As mulheres grávidas têm o mesmo risco, mas é em dobro, elas podem
tomar antivirais em caso de contágio mas com rigorosa supervisão
médica.
27 . O feto pode ter lesões se uma mulher grávida estiver contagiada
por este vírus?
R: Não sabemos que estragos pode fazer no processo, pois é um vírus novo.
28 . Posso tomar ácido acetilsa licílico (aspirina)?
R: Não é recomendado, pode causar outras doenças, a menos que você já
o utiliza por prescrição médica para problemas coronários, nesse caso,
continue tomando-o.
29 . Ajuda alguma coisa tomar antivirais antes dos sintomas?
R: Não ajuda em nad a.
30 . As pessoas com HIV, diabetes, aids, câncer, etc., podem ter
maiores complicações do que uma pessoa saudável quando se contagia com
o vírus?
R: Sim.
31 . Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza?
R: NÃO.
32 . O que mata o vírus?
R: O sol por mais de 5 dias no meio a mbiente, o sabão, os antivirais,
o álcool gel.
33 . O que fazem nos hospitais para evitar contágios em outros
pacientes que não têm o vírus?
R: O Isolamento.
34 . O álcool gel é eficaz?
R: Sim, muito eficaz.
35 . Se eu sou vacinado contra a gripe da e stação estou segura contra
este vírus?
R: Não serve para nada, ainda não há vacina para este vírus.
36 . Este vírus est á sob controle?
A: Não totalmente, mas as autoridades da saúde estão tomando medidas
agressivas de contenção.
37 . O que significa passar do alerta 4 ao alerta 5?
R: A fase 4 faz as coisas diferentes na fase 5; isso significa que o
vírus se propagou de pessoa a pessoa em mais de 2 países, e a fase 6 é
que se propagou em mais de 3 países .
38 . Quem foi infectado por este vírus e se cura, fica imune?
R: Sim.
39 .. As crianças com toss e e gripe têm influenza?
R: É pouco provável, as crianças são pouco afetadas.
40 . Quais as medidas que as pessoas que trabalham devem tomar?
R: Lavar as mãos várias vezes ao dia.
41 . Eu posso me contagiar ao ar livre?
R: Se há pessoas infectadas e que t ossem ou espirram sim, pode
acontecer, mas o ar é um meio de pouco contágio.
42 . Pode-se comer carne de porco?
R: Sim, pode e não há nenhum risco de contágio.
43 . Qual é o fator determinante para saber se o vírus já está controlado?
R: Embora a epidemia esteja controlada agora, no inverno boreal
(hemisfério norte) pode ret ornar e ainda não haverá vacina.
Laboratorio Novartis
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 15:24 0 comentários
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Gincana na tela do computador
Estudantes realizam tarefas que envolvem o uso de ferramentas digitais e favorecem o aprendizado.
Fonte: ZH- 5 de julho/2009
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 07:56 0 comentários
INFORMÁTICA NO ENSINO É TEMA DE EVENTO
Acontece de 27 a 31 de julho, em Bento Gonçalves/RS, a 9ª Conferência Mundial em Computação na Educação. Realizada há quase quatro décadas nos cinco continentes e, pela primeira vez na América Latina, o evento terá a participação de 21 países e como tema principal, Educação e Tecnologia para um Mundo Melhor.Promovida pela Federação Internacional de Processamento da Informação (IFIP), a conferência pretende explorar diferentes perspectivas referentes ao tema, com abrangência de todos os níveis de Educação, aspectos sociais e desafios enfrentados pelos países em desenvolvimento. Os professores associados ao Sinpro/RS que se inscreverem nos Cursos de Informática, promovidos pelo evento, terão participação gratuita nas demais atividades da conferência. Veja a programação em:
http://www.wcce2009.org/
Fonte:Jornal Extra Pauta - Simpro/RS
Julho/2009
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 05:01 0 comentários
quinta-feira, 9 de julho de 2009
MAIS DICAS DE NAVEGAÇÃO!
Repasse estas dicas para seus colegas! |
- [ "Informação intermediária" da Marta Gil ]
Informações de sites de inclusão
- [ A Ciência num Caleidoscópio ]
Terra Ciência
- [ Alegrias e Tristezas do Jeca ]
Museu Mazzaropi
- [ Aprendendo com os mestres ]
Coluna Dicas de Navegação
- [ Aprendiz ]
Educação para o futuro e para a Cidadania
- [ As crianças e a política - um encontro necessário ]
Site da Câmara dos Deputados para a novíssima geração
- [ Aventuras na História Online ]
Não perca o trem da história
- [ Brincando na Rede ]
Entrando pela porta da frente na internet
- [ Canal Kids ]
Ser criança é bom demais...
- [ Coloque seus calculos e fórmulas em dia ]
Exatas
- [ Conheça o nosso filho caçula, o Planetinha ]
Os Primeiros Passos...
- [ Conhecendo melhor Machado de Assis ]
Navegando pela Academia Brasileira de Letras
- [ Coragem, obstinação e conquistas – Os Caminhos da Ciência ]
A Sociedade para o Progresso da Ciência e a Ciência Hoje
- [ Descobrindo o Brasil ]
A Mostra do Redescobrimento Online
- [ Dicas valiosas e atualizadas para o vestibular? ]
Fovest da Folha de São Paulo é site aprovado!
- [ Diversão é Disney.com ]
Coluna Dicas de Navegação
- [ EcoKids ]
O que é desenvolvimento sustentável? Ensine suas crianças...
- [ Educação Financeira ]
Ensinando as crianças a usar (e poupar) seu dinheiro
- [ Época Educação ]
Artigos que elucidam o caminho para a qualidade nas escolas
- [ Escolhendo a Pílula Vermelha ]
Educação e tecnologia como prioridade
- [ Fazendo experiências num laboratório virtual ]
Estação Ciência da USP
- [ Fontes para a Educação Infantil ]
Quando começamos a gostar da escola...
- [ Fundação Casa de Jorge Amado ]
Celebrando a Bahia e a literatura brasileira
- [ Fundação Síndrome de Down ]
O amor que nada pede em troca
- [ Gibindex - A Enciclopédia Brasileira dos Gibis ]
Para se divertir e aprender com histórias em quadrinhos
- [ Guia da Reforma Ortográfica na Web ]
Editora Melhoramentos – Prof. Douglas Tufano
- [ Having problems to read and understand this message? ]
Go to Weblínguas
- [ If you wish to improve ]
“Speak Up”
- [ Instituto Akatu ]
O consumo consciente que ajuda a salvar o planeta
- [ Instituto Itaú Cultural ]
Investimentos a médio e longo prazo em cultura
- [ Instituto Paulo Freire ]
Aprendendo a ler o mundo
- [ Lar, doce lar ]
A Casa de Rubem Alves
- [ Levando Renoir, Monet e Rembrandt para sua sala de aula ]
Fazendo arte no MASP virtual
- [ Livro Acessível ]
MOLLA - Movimento pelo Livro e leitura Acessíveis no Brasil
- [ Livros, livros e mais livros ]
“Sempre imaginei que o Céu seria uma espécie de biblioteca”Jorge Luis Borges
- [ Loucos por números! ]
Só Matemática
- [ Mapeando o Brasil ]
O IBGE na Internet
- [ Mecanismos de Busca na Internet ]
Em busca de um melhor aproveitamento nas pesquisas via Web
- [ Mecenato Virtual ]
Enciclopédia de Artes Visuais
- [ Mil e uma utilidades via web ]
Ferramentas tecnológicas utilíssimas para educadores
- [ Monteiro Lobato – Cidadão Escritor ]
Seus sonhos, suas realizações
- [ MPB: Tesouro de valor incalculável ]
Cliquemusic
- [ Museu Histórico Nacional ]
Para entender um pouco melhor o Brasil
- [ No Mundo dos Quadrinhos ]
Portal da Turma da Mônica
- [ Nos Caminhos do Infinito ]
Bem-vindo a Terra
- [ Novo ponto de encontro para a Ciência (obrigatório!) ]
Scientific American Brasil
- [ O "maravilhoso" mundo da televisão através das manchetes de jornais ]
TV-Pesquisa
- [ O Beato e o Traidor ]
A Saga de Antônio, o Conselheiro
- [ O Eco ]
O meio ambiente em discussão
- [ O poder da imagem ]
Conheça Sebastião Salgado e a arte da fotografia
- [ Ondas, eletricidade, bombas atômicas... ]
Para ficar por dentro, visite o site Fisicanet
- [ Os descobridores modernos do Brasil ]
Coluna Dicas de Navegação
- [ Os sons da infância ]
Biblioteca Virtual do Estudante – Músicas para Crianças
- [ Páginas a serem sempre desbravadas ]
Literatura on Line - LOL
- [ Para aprender a pensar desde cedo... ]
Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças – CBFC
- [ Para começar a gostar de ler ]
Conheça o Site da Ruth Rocha
- [ Para gostar de ler (escrever, compreender, analisar,...) ]
Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro
- [ Para melhor entender a Vida ]
biologo.com.br
- [ Para melhorar a escrita e a leitura consulte dicionários ]
Links que nos conduzem a dicionários
- [ Pesquisa de alto nível? Não se perca... ]
Vá ao Scielo
- [ Pesquisando com o auxílio da National Geographic Brasil ]
Coluna Dicas de Navegação
- [ Planeta Educação ]
Conheça-nos melhor
- [ Por uma televisão inteligente ]
Alô Escola (TV Cultura)
- [ Porta-Curtas Petrobrás ]
Os melhores Curta-Metragens nacionais ao alcance de seu mouse
- [ Povo sem memória? ]
Visita obrigatória ao CPDOC – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
- [ Precisando se atualizar, professor? ]
Profissão Mestre
- [ Projeto Memória ]
Construindo a Identidade Nacional
- [ Projeto SACI ]
Pelos direitos dos Portadores de Necessidades Especiais
- [ Quando nos tornamos protagonistas da história ]
Museu da Pessoa
- [ Quer conhecer a rica biodiversidade brasileira? ]
Vá a Base de Dados Tropical
- [ Querendo entender um pouco de filosofia? ]
Que tal visitar O Mundo dos Filósofos?
- [ Realizando conexões em nosso cérebro ]
Folha Sinapse online
- [ Resgatando os grandes nomes da ciência brasileira ]
Museu Vital Brazil On-line
- [ Revigorando a Educação ]
Nova Escola on-line
- [ Revista Bravo ]
Ao encontro da Cultura
- [ Revista Educação online ]
Para se aperfeiçoar, beba nas boas fontes...
- [ Revista Eletrônica de Jornalismo Científico ]
Ciência em grande estilo!
- [ Saber mais, muito mais ]
O Portal Saber da USP – Encontrando o Conhecimento
- [ Site da Revista Galileu ]
Ciência para tudo quanto é lado
- [ Site da Revista Recreio ]
Divertido e Educativo
- [ Site da Turma do Xaxado ]
Uma turminha pra lá de arretada
- [ Site do Menino Maluquinho ]
Gostoso como goiabada com queijo
- [ Sítio do Pica-Pau Amarelo ]
Marmelada de Goiaba, Goiabada de Marmelo...
- [ Uma Viagem no Túnel do Tempo ]
Historianet
- [ Uma visita ao Museu da República ]
Centro de Referência da História Republicana Brasileira (parte I)
- [ Usando melhor o Google ]
- [ VEJA na Sala de Aula ]
Transformando informação em conhecimento
- [ Ziraldo na Internet ]
Marque um encontro com a sensibilidade e a simplicidade
FONTE:http://www.planetaeducacao.com.br/novo/coluna.asp?coluna=3
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 07:21 0 comentários