BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sexta-feira, 3 de julho de 2009

O que é Informática Educativa?



Há uma discussão grande sobre o que seria informática educativa e/ou qual seria o papel que o computador deveria exercer em escolas, faculdades e etc. Dependendo da visão educacional e das condições técnico/pedagógicas, este termo pode assumir diversos significados.

Segundo o MEC, Informática Educativa significa "a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador."

Enfim, Informática Educativa vai muito além de ensinar o aluno sobre competências computacionais, onde o mesmo é treinado em aplicativos comerciais. Podemos dizer que não basta ter conhecimento técnico e conhecer a fundo os componentes do computador, ou saber programar com diversas linguagens. Há outras diversas vertentes que devem ser levadas em consideração neste processo. O mais importante e necessário é ter consciência das implicações sociais do computador na sociedade.

Pensando nisso, as escolas vêm adotando cada vez mais o uso de computadores, mas será que na prática estão atingindo seu objetivo, ou estão apenas ensinando os alunos a trabalhar com um sistema operacional e alguns aplicativos? Será que basta ter um bom laboratório, com equipamentos de última geração? Bastaria ter recursos suficientes para adquirir aparelhos eletrônicos e tecnológicos de custo alto? Notamos que algumas instituições se equipam e buscam uma boa estrutura técnica, porém visando o marketing. Então a resposta para todas estas perguntas é óbvio que é não!

A adoção da Informática Educativa numa instituição educacional significa o desenvolvimento do conteúdo de disciplinas curriculares por intermédio do computador. Este processo não depende diretamente de recursos físicos! É um processo de conscientização por parte dos alunos, direção e, principalmente, dos professores. É preciso entender a função dos professores das disciplinas e do professor especialista em informática: O professor da disciplina (seja ela qual for) não deve substituir seus métodos e estratégias de ensino/aprendizagem e sim enriquecê-los com as novas possibilidades. É papel do professor de informática desenvolver as atividades de uso de computador nas disciplinas e resolver as dificuldades que a inserção do computador na disciplina normalmente acarreta como a alteração do esquema de aulas. Chegamos a conclusão que há ai uma parceria entre educadores, ou seja, um trabalho bem feito exige o trabalho em equipe.

Resumindo: A Informática Educativa abrange o estudo sobre:

  • Aprendizagem;
  • Filosofia do Conhecimento;
  • Domínio das Técnicas Computacionais;
  • Prática Pedagógica.

Em nossa coluna falaremos mais sobre este processo, seus aspectos, ferramentas técnicas, softwares educacionais, educação a distância e diversas vertentes ligadas a este assunto tão importante para nossa sociedade.

Um abraço forte e até semana que vêm.

Luiz Coelho é professor de informática educativa e matemática a nível fundamental/médio e ministra aulas de Webdesign em cursos no Rio de Janeiro.

Autor: Luiz Coelho

Fonte: http://www.weblivre.net/artigo/informatica-educativa/o-que-e-informatica-educativa/


0 comentários: