BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

FIQUE ATENTO!



Com o fim das férias escolares, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação recomendam medidas preventivas para evitar a disseminação do vírus da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína. A orientação é que estudantes com sintomas de gripe sigam as orientações médicas e evitem retornar às aulas até estarem completamente restabelecidos, evitando assim o contágio de seus colegas.
O Ministério da Saúde recomenda que professores e diretores de escolas fiquem atentos e orientem estudantes com sintomas a retornar às suas casas. Os pais e responsáveis também devem levar os filhos aos postos de saúde ou consultórios médicos ao perceber os primeiros sintomas de uma gripe comum (febre repentina, tosse, coriza, dores musculares, nas articulações e dor de cabeça). Apesar dos sintomas das duas gripes - a comum e a Influenza A - serem parecidos, há diferenças importantes. No primeiro caso, ela se manifesta de forma lenta e não chega a 39ºC. No caso da Influenza A, ela aparece de forma súbita aos 39ºC.

Prevenção
Para prevenir o contágio da gripe na escola, alguns cuidados básicos de higiene devem ser adotados. É importante criar o hábito de lavar bem as mãos, com água e sabão, e evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies. Além disso, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Mais informações sobre os cuidados a serem tomados e respostas às principais dúvidas da população podem ser encontradas no site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/ ).


Orientação às escolas

Todas as providências, diante de um caso suspeito ou confirmado no estabelecimento de ensino, devem ser feitas em conjunto com as autoridades sanitárias locais, e as decisões relacionadas a alterações da rotina do estabelecimento devem ser compartilhadas com estas autoridades. As escolas devem manter uma rotina de alerta para os possíveis casos de gripe.

Caso algum aluno apresente quadro de febre, tosse, dor de garganta, a escola deve avisar aos responsáveis para que levem a criança ao médico. Como em qualquer gripe, o ideal é que a pessoa se mantenha no domicílio para se tratar e evitar a disseminação da doença para outras pessoas.

É importante que o estabelecimento promova a adesão às praticas de higiene que contribuem para a prevenção e controle da circulação de vírus:

• Manter as salas de aulas ventiladas, com janelas abertas, evitando o uso do ar- condicionado
• Evitar eventos em ambientes fechados em que haja aglomeração
• Instruir alunos, corpo docente e demais funcionários para que:
Não compartilhem copos, talheres, cigarros e objetos de uso pessoal.
Não compartilhem alimentos.
Evitem contatos que permitam a troca de secreções, como beijo, abraço, aperto de mão.
Lavem a mão sempre que tiverem contato com superfícies que podem estar contaminadas (mesa de estudo, maçanetas) evitando contato com a boca, nariz ou olhos.
Evitem colocar objetos de uso compartilhado na boca, não mastigando, por exemplo, lápis ou borracha.
Jogar o lenço no lixo, imediatamente após usar.
Cobrir a boca quando tossir ou espirrar, mesmo que seja com a dobra do cotovelo, se não tiver lenço de papel.
FONTE:http://www.riocontragripea.rj.gov.br/conteudo/noticia.asp?EditeCodigoDaPagina=1080

0 comentários: