BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

HACKERS - QUEM SÃO ELES?



INTRODUÇÃO

Resolvi escrever este artigo pois nos dias de hoje, o termo "hacker" ganhou, junto de uma opinião pública predominantemente moldada pela mídia, uma conotação negativa, que pode nem sempre corresponder à realidade.
O sentido comum que damos a este termo próprio dos finais do século XX conduz-nos a um universo obscuro, onde impera a criminalidade, e onde supostamente encontramos grupos de indivíduos que se dedicam à estranha atividade de invadir a privacidade dos usuários de computador e empresas, e cometer furtos e provocar danos (em vários níveis) através dos sistemas de informática.
Este conceito distorcido da realidade levou o termo "hacker" a tornar-se uma denominação geral que reporta aos delinqüentes de informática, sem que se tenham em conta quaisquer parâmetros de como sejam os objetivos e/ou formas de atuação destes indivíduos. Desta forma, tende-se a generalizar os chamados "piratas cibernéticos" na denominação "hacker", o que criou um "clima de opnião" em forma de protesto publicado em vários sites na Internet por aqueles que afirmam ser os verdadeiros "hackers".

ENTÃO, O QUE É UM HACKER?

Primeiramente, vamos conhecer o significado da palavra hacker:

Hacker é uma palavra inglesa que não possui uma tradução exata para a língua portuguesa. A tradução mais próxima seria "fuçador", ou "aquele que aprende fuçando". É, com certeza, um sentido bem próximo da palavra "auto-didata", mas não é exatamente isto, pois o "fuçador" vai bem mais longe do que o auto-didata, porque ele tem por curiosidade descobrir como mexer em tudo, buscando primeiramente o conhecimento das falhas de sistemas, depois como usar estas falhas para burlar proteções, e depois como "consertar" estas falhas.
No mundo real, qualquer um de nós podemos ser considerados hackers em alguma coisa: são aqueles problemas que resolvemos por conta própria, através da compreensão de sua origem, após a leitura de literaturas específicas, após várias tentativas e erros, pois todos nós sabemos que a tentativa e erro é a forma mais demorada para se resolver problemas, mas com certeza é a melhor, pois isso nos leva a compreender processos "ocultos" que seriam desconhecidos ou não seriam ensinados em livros nem mesmo por outras pessoas.

Partindo desta definição, é fácil perceber que os hackers não são os "bandidos". É óbvio que a maioria das ações dos hackers são moralmente erradas, e às vezes ilegais. Mas moral e justiça são coisas relativas, ainda mais que a coisa justa e a coisa legal nem sempre são compatíveis. Digo isso porque se não fossem os hackers, hoje milhões de pessoas não estariam fazendo compras seguras pela Internet, você não teria paz ao navegar pela grande rede, sua empresa estaria completamente exposta ao "perigo digital", as instituições financeiras estariam ainda na idade da pedra e, muito provavelmente, seu sistema estaria contando tudo o que você faz no computador para a empresa que o criou.

Por quê?
Porque são os hackers, e somente eles, que descobrem as falhas nos sistemas de transações eletrônicas, sistemas de comunicação digital, redes empresariais, segurança de cartões de crédito ou qualquer outro dinheiro eletrônico, e, principalmente, as falhas do sistema que você está usando agora em seu computador.
Nenhuma empresa gosta de admitir que há falhas em seus sistemas, e algumas inclusive as provocam conscientemente, com fins nada próprios de uma empresa séria. O hacker, ao descobrir estas falhas, as tornam públicas, e isto obriga as empresas a fornecer atualizações para o conserto do sistema.

Um exemplo clássico desta situação é o sistema Windows, da Microsoft, que é usado em aproximadamente 90% dos computadores em todo o mundo. Centenas de falhas de segurança deste sistema são descobertas todos os dias, e somente algumas são publicadas pela própria Microsoft; todas as outras são divulgadas em sites especializados em segurança digital.
Imaginem então em que situação estaríamos hoje, com o mundo usando um sistema de uma única empresa, e escondendo de nós seríssimas falhas de segurança, por onde estariam sendo enviados tudo sobre sua vida particular, suas informações bancárias (incluindo senhas), rastreamento de tudo o que você vê e escreve na Internet e etc..
Certamente a Internet e qualquer outro lugar onde estivesse presente um mínimo de tecnologia não seria agradável de se estar presente.

QUEM REALMENTE PROVOCA PREJUÍZOS?

A pessoa que usa falhas de sistema para provocar prejuízos e ganhar dinheiro é conhecida pela palavra "CRACKER".
O cracker é realmente um criminoso no sentido mais puro da palavra. Algumas literaturas os classificam como terroristas digitais, pois ele usa o conhecimento adquirido para prejudicar pessoas ou empresas e ainda se sair bem na história. São as ações dessas pessoas que distorceram o conceito de hacker, pois os crackers sempre se denominam como hackers. Isto vem provocando uma verdadeira guerra digital que está acontecendo neste exato momento no lugar que chamamos de "submundo eletrônico".
Hackers são contratados por empresas para proteger seus sistemas contra o ataque de crackers. Esta talvez seja a melhor forma de diferenciar os dois tipos.

Os crackers são classificados de acordo com suas especialidades:

WAREZ: Esses não são simples de serem definidos. Warez são "piratas", crackers que quebram a proteção de programas, como os que rodam somente com o CD original, os distribuídos com tempo de avaliação, e também distribuem pequenos programinhas, chamados "cracks", que quando executados geram senhas de programas ou modificam arquivos do sistema para fazer com que um determinado software instalado como "demonstração", passe a funcionar como "completo".

PHREAKER: Estes possuem ótimos conhecimentos de telefonia. Conseguem invadir centrais telefônicas, o que lhes permite, entre outras coisas, efetuar ligações internacionais sem pagar, fazendo assim ataques a partir de servidores situados em outros países. Geralmente um phreaker é um ex-funcionário de companhias telefônicas, que usa excusamente seus conhecimentos para prejudicar as empresas de telefonia.

Agora você já sabe quem é o real criminoso digital. Vamos conhecer agora o idiota digital.

OS LAMERS

Lamer significa literalmente "idiota digital". São geralmente garotos sem vida social, que saem pela Internet catando programinhas feitos por crackers, conseguem invadir um sistema insignificante e mal protegido e já saem falando por aí que são hackers.
É muito fácil distinguir um lamer de um hacker. Basta usar o seguinte raciocínio: Quem sabe não fala; quem fala não sabe.
A comunidade de Hackers é bastante restrita e cheia de regras sociais e morais não escritas. Somente é hacker quem passa a ser reconhecido como tal por outras pessoas, e não quem fala que é; estes são conhecidos como lamers e são altamente odiados pelos hackers, que quando estão entediados gostam de se divertir avacalhando os computadores de moleques metidos a sabichões.
O lamer adora sair por aí falando "sou hacker", "odeio lamers", "morte aos lamers", "vou invadir seu computador"(...). Eles adoram chamar os novatos em computação de lamers, talvez pela revolta de não terem capacidade de serem hackers, e nem crackers, eles enxerguem nos novatos um espelho melhorados de si mesmos, e aí ficam fazendo este tipo de bravata.

UMA CURIOSIDADE: OS CRIMONOSOS MAIS FAMOSOS

Você deve ter notado que para se tornar um Cracker é necessário que tenha sido um Hacker. É uma linha muito tênue, pois de uma hora para outra um simples hacker pode se tornar um poderoso cracker. Talvez isso também contribua para a má fama dos hackers, já que um cara conhecido a anos por ser um ótimo hacker pode ser preso por causar algum dano a alguém. Aí é claro que a imprensa irá publicar: "...hacker é preso por fraudar sistemas bancários blá blá blá..."

por Rodnei em Dom

VAMOS CONHECER ALGUNS???

Heróis para alguns, bandidos para a maioria, os crackers fazem história na Web. Confira nas páginas a seguir uma seleção dos 10 piores crackers de todos os tempos

Um dos mais famosos hackers de todos os tempos, Mitnick chegou a roubar 20 mil números de cartões de crédito e assombrava o sistema telefônico dos EUA. Mitnick foi o primeiro hacker a entrar para a lista dos 10 criminosos mais procurados pelo FBI

Adrian Lamo - Na lista de invasões do jovem hacker americano estão os sites da Microsoft, do Yahoo! e do jornal The New York Times







O hacker britânico Raphael Gray, 19, foi condenado por roubar 23 mil números de cartões de crédito, entre eles um de Bill Gates


Jonathan James - Preso aos 16 anos, o hacker invadiu uma das agências Departamento de Defesa americano responsável por reduzir a ameaça de armas nucleares, biológicas e químicas. Lá, o jovem instalou um backdoor para roubar senhas de empregados da agência



Jon Lech Johansen - Conhecido como DVD Jon, o hacker norueguês ganhou fama após burlar os sistemas de proteção dos DVDs comerciais. Tais códigos são usados pela indústria cinematográfica para impedir que o conteúdo seja reproduzido em áreas diferentes das de venda





Vladimir Levin - O criminoso russo liderou uma gangue que invadiu
computadores do Citibank e desviou US$ 10 milhões, em 1994. Foi preso em Londres um ano depois



Com apenas 23 anos, o filipino Onel de Guzman causou um prejuízo de US$ 10 bilhões com seu vírus "I Love You", que atingiu sistemas de e-mail no mundo todo






Kevin Poulsen (à direita) ganhou um Porche em um concurso realizado por uma rádio americana. O 102º ouvinte que telefonasse para a emissora, levava o carro. Poulsen invadiu a central








Robert Morris - O americano, filho do cientista chefe do Centro Nacional de Segurança Computacional dos EUA, espalhou o primeiro worm que infectou milhões de computadores e fez grande parte da Internet entrar em colapso, em 1988




David L. Smith - Com o vírus Melissa, o programador conseguiu derrubar servidores de grandes empresas, como Intel, Lucent e Microsoft. Em 2002, o hacker foi condenado a 22 meses de prisão.



FONTE:Os textos aqui publicados foram retirados integralmente das páginas:

http://www.sacrahome.net/v2/node/120

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_eJA6TVgXN2Y/SSrNxzVcGUI/AAAAAAAAAoM/7bFiCUNEgMM/s400/virus-worm.jpg&imgrefurl=http://hackerindesign.blogspot.com/2008/11/vrus-de-computador.html&usg=__QTm68nzTEyyJj5pUgsm9owZnoeQ=&h=316&w=400&sz=28&hl=pt-BR&start=21&tbnid=UzGlI1RjehfZZM:&tbnh=98&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dvirus%2Bcomputador%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

0 comentários: