BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Catequese digital atrai jovens à igreja

Evangelização pela internet fez o número de alunos subir de 14 para 103

No lugar do tradicional quadro negro, uma tela de LCD. Em vez de lápis e de caderno, o computador. Além dos tradicionais cânticos católicos e do estudo da Bíblia, os alunos de catequese da Paróquia Divino Espírito Santo, em Cruz Alta, no noroeste do Estado, assistem a vídeos no YouTube, fazem buscas na internet e postam em um blog. É a catequese digital.

Aideia partiu do padre Edson Menegazzi, que utiliza a internet como forma de atrair os jovens à igreja.

– Eles já utilizam a internet para pesquisar outros temas. Por que não fazer o mesmo com a religião? – explica o sacerdote.

Desde que o projeto de catequese digital começou a ser divulgado nas missas, o número de alunos nas turmas de pré-Eucaristia subiu de 14 para 103. Segundo o padre, o trabalho no computador não substitui a catequese convencional, é um complemento.

O projeto foi testado no ano passado, com uma turma experimental. Este ano a meta é atingir 200 jovens. No blog criado especialmente para a catequese, o padre posta textos para reflexão, que são abertos a comentários dos alunos. O curso compreende 10 encontros: dois presenciais – o primeiro e o último – e o restante pela internet.

Para aqueles que não têm acesso à rede em casa, um cyber espaço foi montado ao lado da secretaria paroquial da igreja. A compra dos quatro computadores e o custo com o acesso à internet são pagos com doações.

William Mate de Siqueira, 12 anos, já participou da catequese digital no ano passado e aprovou a ideia:

– Estamos em época de mudanças e a evangelização também vem pela internet.

Ele não tem acesso à internet em casa e utiliza a estrutura da igreja.

Desde 2008, o padre faz uso da tecnologia para aproximar os jovens da igreja. Antes do projeto em Cruz Alta, ele já havia implantado na Paróquia Nossa Senhora da Natividade, no município vizinho de Ijuí, um site completo, pelo qual os fiéis podiam solicitar missas, conferir o horário de celebrações, consultar a programação do dia a dia da paróquia, comunicarse com o padre via e-mail e até ouvir uma rádio de músicas religiosas.

leila.endruweit@zerohora.com.br
FONTE: http://zerohora.clicrbs.com.br/ Acessado em 23/07/2010

0 comentários: