BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 25 de maio de 2010


DICAS PARA ELABORAÇÃO DE UM PLANO PEDAGÓGICO PARA USO DA TECNOLOGIA

"Elaborando projetos pedagógicos"

Muitas vezes sentimos dificuldade no momento de colocar no papel nossas idéias e elaborar um projeto consistente que atenda as necessidades dos alunos, da escola e da comunidade. Dessas dificuldades e práticas, surgiu a idéia de criar um roteiro para elaboração de projetos de Informática Educativa. Segundo a professora doutora Maria Elizabeth B. de Almeida, a prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma ação inovadora, que se efetiva na ação do educador, mas que se apresenta como um desafio para professores, coordenadores e administradores educacionais. Um projeto surge de uma questão que se deseja investigar, uma situação problema ou um desafio. Qualquer projeto é constituí­do pelas fases de elaboração, execução e avaliação que compreende a reflexão e a depuração.
A descrição do projeto pode ser revista e reelaborada e em todas as fases é imprescindí­vel registrar o processo, para que se tenha elementos para subsidiar a avaliação.
Etapas de um projeto de informática educativa
  • No início do ano letivo é interessante fazer uma pesquisa diagnóstica com todos os segmentos da escola para saber por onde começar.
  • Uma boa dica é conversar com os professores para saber quem gosta de trabalhar com tecnologias e se há interesse em desenvolver algum projeto ou atividade.
  • Paralelamente, é bom fazer com os alunos algumas questões nas quais possam demonstrar os sonhos deles com relação a escola e ao trabalho com Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Esta pesquisa pode ser feita utilizando um editor de texto no próprio laboratório de Informática.
  • Feita a pesquisa com alunos e professores, é possí­vel saber o interesse de cada um. É hora de disponibilizar alguns softwares, sites de pesquisa e algumas ferramentas da Internet que possam ser utilizadas na elaboração do projeto.
  • Para o desenvolvimento do projeto é preciso definir horários e grupos de estudo. Neste momento é importante trabalhar em conjunto com os professores e coordenação pedagógica.
Com os horários e os grupos de trabalho definidos, é o momento de recebê-los no Laboratório de Informática. O professor passa a ser o orientador do projeto, o mediador e facilitador do processo de aprendizagem. Junto com os alunos, o professor também pode aprender e construir conhecimento por meio das ferramentas tecnológicas utilizadas.
O produto final que será elaborado em grupo será avaliado pelos professores das áreas envolvidas. Pode ser um jornal, uma apresentação multimí­dia, um ví­deo, um programa de rádio, um blog etc.
A avaliação do processo será feita por meio dos registros das atividades realizadas, da participação e envolvimento de cada pessoa.
Como elaborar o projeto inscrito
  • Identificação de sua escola (caracterização da Instituição)
  • Tema da proposta (nome do projeto, temática)
  • Objetivos (o que espera alcançar)
  • Problema/questão a ser resolvido/investigada (justificativa para o projeto – todo projeto surge de uma situação-problema ou algo que precisa ser investigado, melhorado.)
  • Público a ser envolvido (quem são as pessoas? quais alunos? que séries?)
  • Abordagem pedagógica (embasamento teórico, fundamentado em qual teoria? quais teóricos falam deste problema? Paulo Freire, Piaget, Vygotsky?)
Mí­dias e tecnologias a serem utilizadas (internet, rádio, tv, ví­deo, revista/jornal?)Atores e papéis que deverão desempenhar (qual o papel de cada pessoa envolvida no projeto? diretores, coordenadores, professores, alunos monitores, comunidade etc.). Desenvolvimento da atividade (definir atividades e como será o desenvolvimento delas) Etapas/ações a serem realizadas (definir as etapas, sequência de passos necessários para a execução do projeto – começar por onde? como?)
  • Perí­odo de realização (cronograma – quanto tempo? anual, bimestral?)
  • Avaliação (que tipo de avaliação? quais instrumentos serão utilizados? de que forma?)
  • Referências bibliográficas (autores, citações, internet)
Referências Bibliográficas
ALMEIDA, J. F. e JÚNIOR, F. M. F. (2000) PROINFO: Projetos e ambientes inovadores. Secretaria de Educação à Distância. Brasília. Ministério da Educação. 96 pp. (Série de Estudos Educação à Distância, ISSN 1516-2079; v.14).
Josete Maria Zimmer, professora e Especialista em Informática Aplicada à Educação, profissional vinculada à Escola Estadual Fernando Nobre de Cotia-SP

2 comentários:

Josete disse...

Olá!
Gostei muito do Blog e parabenizo pela postagem!
Com toda modéstia, acredito que essa seja uma das maneiras mais viáveis para a integração da Informática na sala de aula. Embora esse projeto tenha sido elaborado em 2004, penso que muitas das idéias que falamos, ainda são possíveis de serem realizadas. Principalmente se for em escola pública que infelizmente ainda há demanda em equipamentos e professores preparados para utilizá-los! Se tiver um tempinho visite meu blog sobre Informática Educativa Apoiando projetos pedagógicos. http://jmzimmer.blog.uol.com.br

Josete disse...

Ôpa! Também estou no blog http://teofilopreservamata.blogspot.com
Este é um blog criado pelos participantes do projeto de Informática Educativa. Espero sua visita. Bjs,
Josete