BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dicas de sites

How Stuff Works - como tudo funciona









HowStuffWorks é o melhor lugar para descobrir como as coisas funcionam. Fundado em 1998 por Marshall Brain, professor da Universidade Estadual da Carolina do Norte, o site tem crescido continuamente. Sua importância é reconhecida pelo público e pelos meios de comunicação, o que é atestado pelos diversos prêmios recebidos pelo site.

Aprenda matemática e química na Web

Sites ajudam a reforçar assuntos aprendidos em sala de aula

É tempo de volta às aulas e, pensando nisso, nós do Olhar Digital preparamos um Olhar na Web especial, para você aproveitar o tempo na internet e aprender mais sobre algum assunto abordado em sala de aula. O PTable (www.ptable.com), que tem versão em português, disponibiliza a tabela periódica de elementos. Quando você clica em algum deles, uma pequena janela se abre e oferece informações.

Se o seu ponto fraco é a matemática, uma opção é o Mathway, que oferece resolução de problemas divididos por categorias.

PTable www.ptable.com

MathWay www.mathway.com

Fonte: Olhar digital

Crie suas próprias animações








Xtranormal Crie suas próprias animações. O Xtranormal é uma ferramenta que permite que você crie animações 3D. Gosta de animações? Então conheça o Xtranormal, um serviço que proporciona uma ótima maneira de criar animações de alta qualidade. Nele, tudo é feito on-line e sem a necessidade de instalar um software. Você pode escolher os personagens, decidir sexo, rosto, roupas e jogar num cenário onde a animação deverá ocorrer. Em cada vídeo, ainda é possível colocar um ou dois personagens em movimento e as cenas podem ter diálogos. Algumas dicas aqui.

Criando uma linha do tempo

Uma ótima opção para criar uma "Linha do Tempo": Dipity. Ele permite construir suas linhas do tempo colaborativamente; com diferentes formas de visualização:Timeline = padrão, com intervalos de 100 anos; é possível incluir vídeos, fotos e links.

Dica do Blog Vamos Blogar




Existem alguns sites interessantes que oferecem gratuitamente o serviço de criar linhas do tempo, entre eles destaco o
Xtimeline, o DandeLife, Circavie, Rememble, 99 moments e Mytimelines.
Por preferência pessoal estou utilizando o
Dipity para criar uma linha do tempo para a Educação a Distância.

O interessante do Dipity é que ele permite construir suas linhas do tempo colaborativamente, isso mesmo, você pode convidar outras pessoas para editarem e inserirem conteúdos.

Outro detalhe interessante são as formas de visualização disponíveis:

Timeline = uma linha do tempo padrão mostrando as ocorrências com intervalos de 100 anos, que pode ser configurado na opção Zoom. Para saber mais sobre um evento você deve clicar, com o cursor do mouse, sobre ele. É possível incluir vídeos, fotos e links para cada.
List View - Um texto com estrutura de tópicos apresenta os dados de sua linha do tempo de maneira crescente. Muitas pessoas preferem esta opção para ler as informações.
Flipbook - Nesta opção podemos folhear os registros históricos como se estivéssemos lendo uma revista.
Map View - oferece uma visualização por localização geográfica (usando google maps) porém para isso é necessário indicar as localizações a cada evento.
Além disso as linhas de tempo podem ser facilmente inseridas em seu blog ou página em html utilizando os códigos disponíveis na opçãoShare this."


Dica Yahoo Busca Educação

Coleção de Mapas Antigos
















Navegando pelos mares virtuais encontrei a coleção de Mapas Históricos de David Rumsey. Sua
coleção está disponível on-line e pode ser utilizada para fins não-comerciais.
Esta coleção tem mais de 17.400 mapas on-line. O foco da coleção é, especialmente, a cartografia das Américas a partir dos séculos XVIII e XIX, mas também tem mapas do Mundo, da Ásia, África, Europa e Oceania.
A coleção encontra-se distribuida em diferentes categorias como mapas raros, antigos, mapas históricos, atlas, globos, gráficos, cartográficos, manuscritos, infantis e outros itens.
Destaque especial para a coleção de Mapas relacionados com o Brasil (aqui).
Fonte: http://ideiasemblog.blogspot.com/

O Portal do Professor e o Banco Internacional de Objetos Educacionais













“O Portal do Professor e o Banco Internacional de Objetos Educacionais são os mais novos instrumentos de auxílio ao trabalho dos professores e ao processo de formação. O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, lançaram o portal e o banco nesta quarta-feira, 18, em Brasília.A proposta do Ministério da Educação é inserir os professores, principalmente os que estão longe dos grandes centros, no ambiente das novas tecnologias. O portal faz parte da política de informatização das escolas brasileiras, que prevê a instalação de 25 mil laboratórios de informática, 22 mil escolas com banda larga e capacitação de cem mil professores ainda este ano.O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos, que tornam o conteúdo mais dinâmico e interessante para o aluno. Nele, o professor poderá preparar a aula, ficará informado sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal e sobre a legislação específica.Chats, blogs e seminários on-line vão estimular a comunicação e a interação entre os professores, que contarão com uma série de links de bibliotecas digitais e museus e serão estimulados a criar sites de escolas. As iniciativas dos profissionais de ensino de todo o Brasil serão apresentadas no Jornal do Professor, por meio de textos jornalísticos e vídeos experimentais.O Banco Internacional de Objetos Educacionais permitirá o acesso rápido e gratuito a vídeos, animações, jogos, textos, áudios e softwares educacionais. No banco, professores terão acesso a conteúdos produzidos para todos os níveis de ensino, do fundamental ao superior. A produção de países como Argentina, Canadá, China, Alemanha, França, Itália, Holanda, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos estará disponível.

Mais informações na páginas eletrônicas do Portal - http://portaldoprofessor.mec.gov.br e


Fonte:http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com/search/label/Dicas%20de%20Sites

Esta dica encontrei no Blog do Luis Dhein

"Flash Can Cards - Um dos sites mais interessantes que conheço. Com um conceito de interatividade que pouco se vê em sites na internet. Com um potencial educativo muito grande. Ele deixa você escolhar um ambiente e criar uma situação ou história.
Pode-se usar o recurso de diversas maneiras, em várias áreas do conhecimento.
O aluno mesmo, inventa a história, em seguida, precisa dar sustentabilidade para a história. Esse jogo estimula a criatividade do aluno e também por que não a inventividade, pois ele precisa sustentar a sua proposta." (Luis Dhein)

Ao entrar no site clique a direita do monitor em more new cards, escolha um modelo a disposição. Feito isto ele entrará em outra tela onde vc montará seu card. È só clicar nos personagens ou nas coias em cena para deletar ou mudar de lugar. Ele permite também vc modificar a escrita dos balões.


Outra dica é o site: Fodey.com
Esta dica veio do Blog Lousa Digital da Professora Sônia.

Ele oferece diversas opções para enfeitar seu blog, com uma noticia de jornal, uma coruja que vc pode colocar fala nos balões, esquilos, tomates, informações em caixas de cigarro, entre outros. É só entrar no site e clicar a direita em cima em uma das opções. Abrirá na pagina sua opção, preencha os campos corretamente e pronto, é só copiara figura para o seu blog. Abaixo esta uma que fiz com o jornal. O Recurso simples mas interessante para alguma chamada em seu blog.














Blog Midiático - da Fátima Franco

O site chama-se JIGZONE - um site que disponibiliza vários quebra-cabeças para você colocar em seu blog ou página pessoal.





Click to Mix and Solve

Clique na figura e monte o quebra-cabeça.

Programas pedagógicos


O Cambitolândia é um banco de programas pedagógicos infanto-juvenis. Professores de Geografia, por exemplo, podem utilizar o quebra-cabeça da Europa ou das Américas para ensinar os nomes e as localizações dos Estados. Quem leciona Ciências Naturais pode explicar os ciclos da água brincando: basta interligar as denominações correspondentes às operações naturais representadas em um gráfico. Confira esses e outros programas: www.cambito.com.br/jogos.htm.
(Sugestão da revista A Rede)

Fonte EDUCAREDE

Conheça o projeto RIVED










Objetivos do RIVED

O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem.

Fábrica Virtual


0 comentários: