BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

VÍCIO EM INTERNET

A informática educativa está sempre pesquisando as notícias mais recentes para você. E para quem não teve tempo de ler a Zero Hora de hoje, aí vai uma matéria super interessante. Boa leitura!

Clínica nos EUA trata vício em internet

Depois de passar quase o dia inteiro concentrado em jogos de computador e ver suas notas na Universidade de Iowa despencarem, o americano Ben Alexander, 19 anos, percebeu que era hora de pedir ajuda. Ele encontrou abrigo em uma clínica para viciados em internet, a primeira do gênero nos EUA.

O centro de reabilitação, chamado ReStart (Recomeço), fica em Fall City, a cerca de 30 quilômetros de Seattle, no Estado de Washington, e tem capacidade para receber até seis pacientes por vez. A clínica foi inaugurada em julho e oferece programas com duração de 45 dias a um custo de US$ 14 mil (R$ 25.890).

Em vez de passar o tempo com jogos eletrônicos, Facebook e Twitter, Ben – o primeiro paciente da Restart – agora usa seus dias para conversar com psicólogos, participar de tarefas domésticas, cuidar de animais e fazer exercícios. Situado em uma área rural, o centro oferece também atividades na natureza, como caminhadas e rapel.

– Cheguei a ficar 16, 17 horas por dia no computador. A faculdade não me interessava – disse o americano.

O vício em internet não é considerado doença pela Associação Americana de Psiquiatria, e planos de saúde não costumam cobrir tratamentos para o problema. Mesmo assim, a terapeuta Hilarie Cash achou que deveria investir em uma clínica de reabilitação. O centro funciona na casa de uma colega, a psicoterapeuta Cosette Dawna Rae.

– Vínhamos tratando pessoas com esse tipo de problema há anos, só que sem internação – disse Hilarie.

Além dos EUA, China, Coreia do Sul e Taiwan oferecem centros semelhantes.

Conectado demais

Para Hilarie Cash, da ReStart, é fácil diagnosticar o vício na internet. Se você apresentar pelo menos cinco dos sintomas abaixo, está na hora de desligar o computador:

:: Passa cada vez mais tempo na internet
:: Não consegue controlar a dependência
:: Sente euforia ao usar a internet
:: Fica ansioso por passar mais tempo no computador
:: Dá pouca atenção a familiares e a amigos
:: Mente sobre o tempo dedicado à rede
:: A internet atrapalha o trabalho ou os estudos
:: Enfrenta sentimento de culpa ou vergonha pela quantidade de tempo gasto no computador
:: Tem distúrbios de sono
:: Abandonou outras atividades

FONTE: ZERO HORA, 09/09/2009

http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/vidafeminina/19,0,2647543,Clinica-nos-EUA-trata-vicio-em-internet.html

0 comentários: