Conheça o melhor site de Gifs personalizados: Mil Assinaturas
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
FELIZ DIA DA SECRETÁRIA!!!
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 09:57 0 comentários
GEOGEBRA : MATEMÁTICA E DIVERSÃO
GeoGebra
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 07:47 0 comentários
MAIS DE 2.000 ACESSOS!!!
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 05:13 0 comentários
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Computador na Escola: resistências iniciais
Maria Elisabette Brisolara Brito Prado
Falar em Informática na Educação ainda cria certo clima de receio entre os educadores. Por que acontece? Pode-se, entender de uma maneira geral, que o computador representa, para alguns desses profissionais, um domínio desconhecido.
"...facilmente sucumbimos à tendência de fixação no conhecido e no habitual. Tudo o que é novo desencadeia medo e mobiliza os mecanismos de defesa." (Dethlefsen, 1994:.12).
Nesse sentido, o computador, como objeto desconhecido, pode gerar um estado de insegurança, de perturbação. Para superá-lo, é preciso, muitas vezes, abandonar as posturas rígidas, abrindo-se para integrar o novo ao conhecido ampliando e transformando o próprio conhecimento. Assim, o educador, sem receios, poderia opinar e tomar suas decisões de escolhas, criteriosamente, acerca do uso da Informática na Educação.
Pode ser um caminho, mas nem sempre ele é percebido. Existem outros fatores que levam, naturalmente, o educador a ignorar ou mesmo a repudiar as questões que envolvem a Informática na Educação. O fato de o computador ser um objeto tecnológico faz com que ele possa, à primeira vista, ser associado à concepção pedagógica. Tecnicista - uma concepção que norteia as práticas pedagógicas vigentes, na maioria dos sistemas de ensino. O computador, inserido nesse contexto, pode facilmente ser identificado e/ou incorporado como mais um instrumento que vem reforçar a ação educativa, centrada na eficiência das técnicas e dos métodos de ensino.
Além disso, a visão tecnicista vem sendo veementemente criticada por educadores preocupados corri 'a qualidade do processo de formação. Autores como Saviani (1980), Mello (1937), Lelis (1989), entre outros, apontam para a ênfase dada à competência técnica como um dos fatores responsáveis pela desqualificação do professor. Os cursos, de formação desenvolvidos nessa concepção enfocam, essencialmente, as normas e regras referentes ao planejamento didático, ao processo de avaliação e aos métodos instrucionais.
A conseqüência do enfoque tecnicista: reflete na prática a "tecnização" dos conteúdos e das relações humanas. Isso, na realidade, afasta o professor da possibilidade de assegurar um aprofundamento do seu conhecimento sobre os vários aspectos que constituem o seu universo de ação. Um fato que acaba gerando a desvalorização da função do professor, caracterizando o atual estado de precariedade do processo educativo.
"...um profissional intelectualmente desqualificado, com poucas possibilidades de vir a ser um profissional que questiona a realidade, que pergunta pelo sentido de sua prática, que assume uma atitude reflexiva diante da Educação e da sociedade". (Coelho, 1982:35).
O mais agravante é que os profissionais que foram (e ainda estão sendo) preparados para executar tarefas predeterminadas e para seguir as regras estão recebendo cada vez mais os "pacotes educacionais" sobre uma nova metodologia de ensino. Para colocar em prática uma nova proposta, os professores participam de um treinamento que enfatiza apenas a sua operacionalização. Isso significa que independente do caráter da nova proposta, a maneira de o professor aprendê-la é apenas mecânica, fechada e pronta para ser reproduzida.
Dessa forma a concretização de unia proposta educacional, por mais eficiente e necessária que seja para o sistema de ensino, será superficial. Na verdade, os problemas educacionais não podem ser resolvidos simplesmente "maquiando" e rotulando a prática do professor. É preciso resgatar o professor na sua essência, como um profissional reflexivo, potencialmente capaz de saber fazer, de compreender e de transformar sua prática.
Compartilho da preocupação de muitos educadores a respeito do enfoque tecnicista que existe na formação do professor. Portanto, gostaria de esclarecer, em relação à Informática na Educação, uma questão bastante sutil. O computador em si não está, necessariamente vinculado à pedagogia tecnicista. No entanto, o modo de utilizá-lo e as escolhas que o professor precisa fazer expressam, claramente, uma determinada concepção de educação.
De maneira geral, os materiais e as ferramentas pedagógicas são criados a partir de determinados pressupostos teóricos. No entanto, esse fato não garante que sua utilização no contexto educacional preserve os mesmos pressupostos.
É comum encontrar professores que dizem e acreditam estar trabalhando com os princípios educacionais construtivistas, utilizando inclusive os materiais destinados às provas piagetianas. Por exemplo: as provas da conservação da massa, do número entre outras. Mas a maneira como o professor utiliza esses materiais nem sempre é coerente com a visão construtivista. Em outras palavras, a concepção de uma abordagem pedagógica não se concretiza pelo fato de se usar a terminologia e/ou de se fazer uso de um material piagetiano; ela se concretiza pela ação do professor.
Situações semelhantes também podem acontecer com o uso do computador na educação. Por essa razão, torna-se necessário que o professor conheça não apenas a operacionalização da máquina, mas também compreenda as implicações pedagógicas envolvidas nas diferentes formas de utilizar o computador com finalidades educacionais. A compreensão é fundamental para que o uso do computador não seja apenas mais um instrumento eficiente de ensino e aprendizagem, segundo a visão tecnicista. Ao contrário, é importante que seu uso possa ser um meio favorável ao desencadeamento de processos reflexivos sobre a aprendizagem e sobre uma nova abordagem pedagógica.
FONTE:http://br.geocities.com/spereirag/texto_4.htm
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 05:56 1 comentários
domingo, 27 de setembro de 2009
Tecnologia e Educação Especial
O Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) constitui um grupo de pesquisas, vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tem como meta a socialização do conhecimento construído pela equipe no decorrer de mais de 20 anos de sua existência, através da pesquisa, formação de recursos humanos e produção de softwares educativos, focalizando promoção da inclusão social e digital de pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEEs).
CLIC (download): http://clic.xtec.cat
Hot potatoes (download): http://hotpot.uvic.ca
LIM (download): http://www.educalim.com
Scrapboo (download): http://www.iam.com.ar
Scratch (download): http://scratch.mit.edu
Squeak E-toys (download) : http://www.squeakland.org/
Plaphoons (download): http://www.xtec.cat/~jlagares
SAW (download): http://www.ace-centre.org.uk
TICO (download): http://centros6.pntic.mec.es/cpee.alborada/cps/tico/index.html
Evaluator (download): http://www.xtec.es/~fferna49
Cantaletras (download): http://www.cedeti.cl
Helpkidzlearn (download): http://www.inclusive.co.uk
Testeador de switches (download): http://www.antoniosacco.net/tester.htm
Tocadiscos (download): http://www.antoniosacco.net/td.htm
Navegador ZAC (download): http://www.zacbrowser.com/es/index.html
Globus 3 (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm
Metavox (download): http://www.euphoniaediciones.com/metavox_01.php
Reconocimiento de vocales (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm
Talking Faces (download): http://www.inclusive.co.uk
PRIMEIRAS APRENDIZAGENS
ASAS (download): http://www.antoniosacco.com.ar/uai/asas.html
CD Player (download): http://www.inclusive.co.uk
Descubrir (download): http://www.antoniosacco.net/descubrir.htm
Mirar y tocar (download): http://www.antoniosacco.net/myt.htm
Preparados, listos... switch (download): http://www.antoniosacco.net/pls.htm
SenSwitcher (download): http://www.northerngrid.org/ngflwebsite/sen/Intro.htm
Simuove (download): http://www.xtec.cat/dnee/udc
Toca la pantalla (download): http://www.antoniosacco.net/tlp.htm
Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat
LÍNGUA
Diversos pacotes de atividades de Clic(download): http://clic.xtec.cat
CIÊNCIAS SOCIAIS
Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat
CIÊNCIAS NATURAIS
Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat
APRENDER FRANCÊS
Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat
APRENDER INGLÊS
Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat
MATEMÁTICA
Diversos pacotes de atividades de Clic(download): http://clic.xtec.cat
Accessmaths (download): http://www.ace-centre.org.uk
Beebot (download): http://www.focuseducational.com
MÚSICA
Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat
DanceMusic (download): http://www.xtec.cat/dnee/udc
Music (download): http://www.inclusive.co.uk
Basicmouse (download): http://www.basicmouse.com
Camera Mouse (download): http://www.cameramouse.org
Click-N-Type (download): http://www.lakefolks.org/cnt
Dasher (download): http://www.inference.phy.cam.
Emuclic (download): http://www.antoniosacco.net/
eViacam (download): http://www.crea-si.com/esp/eviacam.php
HeadDev (download): http://fundacion.vodafone.es/VodafoneFundacion/FundacionVodafone/0,,25311,00.html
HeadMouse (download): http://robotica.udl.es/headmouse/headmouse.html
Hotspots (download): http://www.ace-centre.org.uk
ICAT (download): http://www.antoniosacco.net/icat.htm
JavaKanghooru (download): http://www.xtec.cat/~jlagares
JavaPlaphoons (download): http://www.xtec.cat/~jlagares
Kanghooru (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm
Mouse por Barrido (download): http://www.antoniosacco.net/mpb.htm
MouseEmulator (download): http://www.geocities.com/pronto4u/mouseemulator.html
Mousejoystick (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm
MS On-Screen Keyboard (download): http://portableapps.com/apps/accessibility/onscreen_keyboard_portable
NVDA (download): http://www.nvda-project.org<
Point-N-Click (download): http://www.polital.com/pnc
RataPlaphoons (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm
Screenscanner (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm
Virtual Magnifying Glass (download): http://magnifier.sourceforge.net
Vocal joystick (download): http://ssli.ee.washington.edu/vj
WordAId (download): http://www.ace-centre.org.uk
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 07:11 0 comentários
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
21 DE SETEMBRO: DIA DA ÁRVORE
O perfil duma velha árvore enche-nos de alegria.
A sua sombra traz-nos a presença tranquila da terra,
a forma da própria Terra, a sua frescura fraterna.
É uma pátria renovada de palavras anunciadas, lidas
nas vozes do rio, nas rotas do sol transbordante;
ela restitui os desvelos relembrados desde infância,
a cândida explicação dos perfumes pronunciados
noutros tempos imateriais, mágicos de plenitude;
traz a serenidade neutra, a harmonia dos outonos
na imagem dum rebanho que regressa pela tarde,
nas chuvas temporãs próprias do cheiro do barro,
a secular legítima ideia dum tecto restaurado;
organiza os enxames, une os sons do ar instável,
esvanece o orvalho vagaroso deslizante do corpo.
O colo duma velha árvore é o sonho duma criança
perpetuando a redobrada paz, e acende na água
rumorejante das fontes a sedução dos pássaros.
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 08:42 0 comentários
domingo, 20 de setembro de 2009
Os blogs vieram para iluminar a sombra
Há uma sabedoria e um equilíbrio entre todas as novas e velhas mídias. Os blogs mais destacados atuam bem em algum tipo de sombra, cumprindo um papel de pequena lanterna que dá luz ao todo.
Quanto mais somos no planeta, mais necessidades temos de comer, vestir, morar, consumir. Isso nos leva a necessidades de informação e comunicação para preencher esses desejos.
Mais ações são colocadas na roda do mundo e mais fatos ocorrem.
Os meios de comunicação e de informação tentam, ao longo dos séculos, dar conta desse grande universo demandante. Na incapacidade de resolver o problema de uma forma, pula para outra, criando novas camadas de inteligência.
A mídia tradicional (rádio, TV, jornais…) era completamente ineficaz de cobrir tudo que acontecia nos quatro cantos do planeta.
Os fatos, os detalhes, os nichos, os pontos de vistas eram muito maiores, diversos e amplos do que o volume de microfones, câmeras e bloquinhos dos jornalistas permitiam.
A rede veio cumprir esse novo papel: iluminar as sombras deixadas pela mídia tradicional, permitir que novas idéias entrassem na roda e gerar debates entre pessoas, compatibilizando o volume de cabeças pensantes com o ambiente de conhecimento disponível.
Como mostra a figura abaixo, na qual o off-mídia (produção independente de usuários ou grupos de usuários), agregando relevância ao planeta:
Assim, um blog eficiente não é aquele que tenta ser um espaço a mais onde a mídia coloca luz, mas deve procurar trabalhar nas sombras, nas brechas que essa deixa.
Ou caminha para uma especialização, ou apresenta um novo ponto de vista, ou dá detalhes que os outros meios não conseguem, entrando na roda da informação relevante, aumentando o significado e gerando valor.
Um blog que repete é barulho, ruído, sem valor e tende a ser ignorado pelo público, que vai procurar a sombra do off-mídia.
Há em cada leitor a procura de um balanço e uma necessidade de preencher as suas necessidades de informação, com relevância para que possa tomar as decisões e seguir adiante.
Toda vez que uma nova mídia, seja blog, Twitter, listas de discussão ou o que seja, não vem para agregar luz à sombra, tende a ser ignorada, pois entra no rol dos ruídos.
Quem tem Twitter, por exemplo, e passa a seguir alguém espera que aquela pessoa ao dizer onde está e o que está fazendo, lhe dará dicas importantes e preciosas, no caso da procura por interesse profissionais.
Mas se o cara twitta de um engarrafamento, que está com fome, que comeu farofa, o que isso está trazendo luz à sombra?
É mais um a trazer barulho, onde queremos silêncio e bons toques….
Há uma sabedoria e um equilíbrio entre todas as novas e velhas mídias.
Se você observar os blogs com trânsito verá que eles estão atuando muito bem em algum tipo de sombra, cumprindo um papel de pequena lanterna que dá luz ao todo, seja informando na escuridão, ou juntando diversas partes, que mesmo na luz, não faziam sentido.
O objetivo de agregar informação ao mundo, é sempre de levar relevância, o resto é entropia.
Essa é a nova dialética em que estamos: mais vale o silêncio do que a abobrinha. E quando vem a abobrinha, que seja de uma forma a colaborar na salada.
Estamos na passagem do mundo da escessez (quem gosta do termo é o Clay Shirky) para a abundância e temos que ser sábios em agregar para complementar e não para gerar ruído.
E essa capacidade de transitar sempre gerando valor, é o que fará a diferença no mundo atual e futuro, seja uma pessoa, ou empresa, ou país.
http://webinsider.uol.com.br/index.php- os-blogs-vieram-para-iluminar-a-sombra/
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 15:20 0 comentários
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
SUGESTÃO DE AULA PARA SEMANA FARROUPILHA
Como seriam os nomes dos filmes, se eles fossem feitos no RS:
Uma Linda Mulher - Uma Chinoca Buenacha
O Poderoso Chefão - O Bagual Cuiudo
Exorcista - Vem Capeta, Que te Arreganho a Facão!
Os Sete Samurais - Sete Gaudérios Ca's Vista Estreita
Godzila - A la fresca ! Que Baita Lagarto!
Os Brutos Também Amam - Rebenqueados de Amor
Sansão e Dalila - O Clinudo e a China
Perfume de Mulher - Asa de Chinoca
Tora, Tora, Tora! - Mas Bah! Mas Bah! Mas Bah!
Mamãe Faz Cem anos - A Véia tá Cheirando a Defunto
Guerra Nas Estrelas - Peleia no Firmamento
Um Peixe Chamado Wanda - O Muçum-Prenda
Noviça Rebelde - Madre Alvorotada
O Corcunda de Notre Dame - O Tortinho Estropiado
O Fim Dos Dias - O Bagualão contra o Demo
Os Filhos do Silêncio - Boca Fechada
A Pantera Cor-de-rosa - Gato-do-Mato Fresco
E O Vento Levou - Oigalê! O Minuano Carregô!
7 Anos No Tibet - Sete anos no Tio Beto
O Homem Bicentenário - Guasca de Ferro
Nove Meses - Tá Prenha!
Querida Encolhi As Crianças - Mulher Véia! encolhi as Cria
Mas que tal sugerir aos alunos que criem versões gaudérias para o título de outros filmes?
Bah tchê, seria uma aula tri legal!
FONTE: becodosapulha.blogspot.com/2007_12_01_archive.
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 09:19 1 comentários
INEP/MEC - Inscrição ENCCEJA 2009 - Ensino Fundamental - Inscrições abertas.
As inscrições poderão ser feitas de 08 de setembro a 30 de setembro. Não há taxa de inscrição a ser paga. a participação é gratuíta.
Os inscritos deverão ter 15 anos completos até o dia da prova, que está prevista para acontecer no dia 29 de novembro.
E Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos só certificará a conclusão do Ensino fundamental. Quem tiver interesse em obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio terá de esperar que sejam abertas as inscrições para o ENEM 2010, já que a partir deste ano, é o ENEM que deverá valer para obtenção do Certificado do Ensino Médio.
Saiba o que é o ENCCEJA : O que e o ENCCEJA ???
Faça sua inscrição no ENCCEJA AQUI
Fonte: Portal do MEC AQUI
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 07:51 0 comentários
Inep/MEC divulgou o simulado do Novo ENEM - Baixe as provas:
Alunos e também professores já podem saciar a curiosidade sobre o modelo do Novo ENEM ENEN. O INEP já disponibilizou as provas simuladas para consulta.
O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM , será composto por 180 questões, porém o simulado publicado pelo INEP - MEC é mesmo somente uma pequena mostra, pois trás somente 40 questões, 10 de cada área de conhecimento.
Baixar os simulados:
Simulado ENEM - Ciências da Natureza AQUI
Simulado ENEM - Ciências Humanas AQUI
Simulado ENEM - Linguagens e Códigos AQUI
Simulado ENEM - Matemática AQUI
FOnte:http://simplesmenteportugues.blogspot.com/
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 07:50 0 comentários
O Mec divulgou o Simulado da Prova Brasil 2009.
O Ministério da Educação MEC, disponibilizou dois simulados da Prova Brasil 2009.
Os professores poderão utilizar esses simulados em sala de aula com seus alunos.
A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (5° e 9° ano) de escolas públicas em todo o Brasil
As provas serão aplicadas, simultaneamente, no período de 19 a 30 de outubro.
Baixe o simulado para 4ª série (5º ano)- Confira o simulado da Prova Brasil para a 4ª série
Baixe o simulado para 8ª série (9º ano)- Confira o simulado da Prova Brasil para a 8ª série
Fonte: G1 Aqui
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 07:48 0 comentários
Dicas de sites com aulas de Português e Literatura.
Links para páginas que podem ser de ajuda na hora de estudar ou fazer seu planejamento de aulas.
Só Português
Com uma linguagem simples, site que oferece várias dicas de gramática usando jogos online. http://www.soportugues.com.br/
UOL Educação – Português
Oferece resumos dos principais tópicos constantes na disciplina de Língua Portuguesa. http://educacao.uol.com.br/portugues/
Folha Online-Fovest
Direcionado aos jovens vestibulandos, oferece dicas de gramática que caem nos vestibulares mais concorridos, e também oferece testes de gramática. http://www1.folha.uol.com.br/folha/fovest/gramatica.shtml
Gramática On-Line
Site que apresenta testes, indo desde a gramática tradicional até a linguagem coloquial. As dicas da semana também merecem atenção.
http://www.gramaticaonline.com.br/
Carlos Drummond de Andrade
Site onde é possível ouvir o próprio Drummond declamando seus poemas mais conhecidos. http://www.carlosdrummond.com.br/
A Língua Portuguesa
Site que fala sobre a história da língua portuguesa: onde ela nasceu e como se transformou. http://www.linguaportuguesa.ufrn.br/pt_index.php
Por trás das letras
Site é direcionado aos estudantes do ensino médio e vestibulandos. http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2
Brasil Escola Redação
Site onde é possível encontar diversas dicas de redação.
http://www.brasilescola.com/redacao/
Testes Interativos
Site onde é possível avaliar seus conhecimentos em portugues por meio de diversos testes interativos da língua portuguesa.
http://certo-ou-errado.sites.uol.com.br/testes.htm
Curiosidades da Língua Portuguesa-Etimologia
Artigos que apresetam curiosidades sobre a origem das palavras da Língua Portuguesa. http://intervox.nce.ufrj.br/~edpaes/curiosa.htm
Bússola Escolar Língua Portuguesa
Aqui é possível encontrar uma coletânea de links para sites que tratam da língua portuguesa.
http://www.bussolaescolar.com.br/linguaportuguesa.htm
Bússola Escolar Literatura
Identico à versão língua portuguesa, esse possui uma coletânea de links para sites de literatura.
http://www.bussolaescolar.com.br/literatura.htm
Insite
No site é possível encontrar alguns aplicativos da língua portuguesa, inclusive um conjugador automático de verbos muito útil quando surge alguma dúvida.
http://linguistica.insite.com.br/
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 07:44 0 comentários
Atenção Pessoal!
Acesse o site de dominio público e colabore para que não feche. É através dele que temos a oportunidade de lermos os melhores livros
Acesse:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 07:43 0 comentários
Programas úteis. Baixe aqui!
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 07:43 0 comentários
terça-feira, 15 de setembro de 2009
ORAÇÃO MARAVILHOSA
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 09:40 0 comentários
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Diferentes Nomenclaturas!
Informática aplicada a Educação: a informática é utilizada para o gerenciamento da escola: relatórios de notas, de acompanhamento de alunos, de secretaria, do acervo de uma biblioteca escolar, etc.
Tecnologia Educacional: não se restringe ao uso do computador. Usa também a TV, cinema, DVDs, rádio, fotografia, livros, robótica. Aqui vale indicar o que pensa Carlos Seabra, para que nos sirva de alerta:
Como contraponto ao conceito de tecnologia podemos mencionar o Kuwait: um paàs que pode comprar os computadores mais potentes, os carros mais velozes, os videocassetes mais modernos… mas que não sabe construir ou sequer consertar qualquer um deles. O inverso disso é Robinson Crusoé, o do clássico de Daniel Defoe: de mãos nuas, escapado de um naufrágio, reproduz em sua ilha deserta toda a tecnologia da época, usando apenas seu conhecimento e a vontade de transformar a realidade. Na educação (e também em outros setores) essa distinção é fundamental, pois não há máquina que substitua o professor - e quando isso ocorre é porque o professor o merece. Tecnologia educacional é, por exemplo, usar uma lata de água, um pedaço de madeira e uma pedra para explicar a flutuação dos corpos; em contrapartida, apertar a tecla de um vídeo sobre o assunto e deixar os alunos o assistirem passivamente, nada tem de tecnologia.
Já a diferenciar Informática Educativa e Educacional depende da concepção que se tem da utilização do computador na escola. Entendo, baseada na minha vivência como professora em um laboratório de informática e no que tenho observado, que:
- Informática Educativa: a informática é mais uma disciplina integrada ao currículo. Ensina-se, por exemplo, linguagens de programação e a utilizar os softwares do Office. Na maior parte dos casos não há preocupação de integração dessas aulas com outras áreas de conhecimento. Ou nos casos em que se busca a interdisciplinaridade, raramente há o envolvimento de um professor especialista daquela(s) disciplina(s) no planejamento da atividade. Dentro dessa concepção, o computador também é utilizado para que o aluno tire suas dúvidas sobre determinado conteúdo: o laboratório tem um acervo de softwares de educativos, de tutoriais, de livros multimídia, exercícios de reforço, ou seja, o computador é utilizado como máquina de ensinar. Os responsáveis pelos laboratórios são geralmente os especialistas em informática.
- Informática Educacional: a informática é utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimento. A principal forma de trabalhar é através de projetos, webquests, webgincanas, projetos colaborativos entre escolas geograficamente separadas, enfim, atividades planejadas sobre determinados temas, ou conteúdos didáticos de uma disciplina. Os alunos elaboram seus trabalhos utilizando softwares como os do Office, recursos de WEB 2.0 como blogs e wikis, ou até mesmo linguagens de programação. Para coleta de dados ou busca de informações utilizam os recursos disponíveis que podem ser bancos de dados, a web, participação em listas de discussão, fóruns.
(…) pelo professor especialista em sua potencialidade e capacidade, tornando possível simular, praticar ou vivenciar situações - podendo até sugerir conjecturas abstratas -, fundamentais a compreensão de um conhecimento ou modelo de conhecimento que se está construindo.
Enfim, na Informática Educacional as atividades propostas e os recursos oferecidos ao aluno são pensados de forma a promover uma aula que não poderia ocorrer da mesma forma, ou até melhor, sem utilizar o computador.
Sou uma defensora da presença de um professor responsável pelo laboratório de informática e que tenha perfil de especialista em informática educacional e com formação em educação. Para que trabalhe em parceria com os professores dos diversos níveis da escola infantil e fundamental 1 e com os professores especialistas das diversas áreas do conhecimento. Assim, os alunos estarão aprendendo a utilizar a informática (uma necessidade para o mundo do trabalho) e ao mesmo tempo sendo orientados sobre onde e como buscar a informação e o que fazer com essa informação.
Para que a informática seja utilizada como um bom recurso no processo de ensino-aprendizagem, para que aconteça uma real transformação nas formas de ensinar e aprender, é preciso que as escolas estejam atentas a esses "pequenos detalhes".
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 10:34 0 comentários
ACHO QUE CAMINHEI MUITO ONTEM!
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 07:28 0 comentários
domingo, 13 de setembro de 2009
DESFILE SEMANA DA PÁTRIA
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 14:17 0 comentários
sábado, 12 de setembro de 2009
APOIO PEDAGÓGICO
Visando auxiliar aos diversos setores na área da educação em Sapucaia do Sul ou aos visitantes de nosso blog, realizamos várias pesquisas na internet a procura de material que possa auxilia-los na melhoria de suas práticas.
Hoje foram postados nos blogs do Telecentro - www.telecentrojuliostroher.blogspot.com e no blog da Educação Inclusiva - www.educacaoinclusivasapucaiadosul.blogspot.com - materiais que, esperamos, lhes sejam muito úteis. Mas não esqueçam de visitar também as postagens antigas.
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 14:24 0 comentários
30 jogos educativos para baixar!
Os jogos foram verificados, são arquivos limpos, sem vírus. Não é necessário instalar nenhum programa, basta clicar e jogar, sendo necessário apenas ter o Flash e winrar instalados em seu computador.
- Baixe o Adobe Flash Player clicando aqui!
- Baixe o Shockwave Flash Player aqui
- Baixe Winrar com serial aqui!
baixar jogos educativos software para aula de informática jogo educativo para baixar download de jogos educativos jogos pedagógicos jogos com o alfabeto jogos educação.
FONTE:http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/07/30-jogos-educativos-para-baixar.html
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 14:04 4 comentários
VISITE ESTE SITE. OS ALUNOS VÃO ADORAR!
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 08:51 0 comentários
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
AULA INAUGURAL DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO.
Curso de Especialização Tecnologias na Educação para professores da rede pública de ensino
O avanço da tecnologia e o aumento no número de escolas com laboratórios de informática trouxeram a necessidade de formar os educadores. O Curso de Especialização Tecnologias na Educação (400h), oferecido pela Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC em parceria entre PUC/RJ Governo do Estado e prefeituras, é um Curso de pós-graduação lato sensu em Tecnologias na Educação, na modalidade a distância que integra um conjunto de ações do Plano Desenvolvimento da Educação, PDE, que possui como diretrizes a ampliação do conceito de educação à distância com a incorporação de todos os meios tecnológicos cabíveis e a capacitação dos professores para utilização destes meios e que tem como objetivos:
- Desenvolver competências que permitam orientar, produzir, capacitar e apoiar o uso/aplicação político-pedagógica das tecnologias de informação e comunicação nos sistemas escolares;
- Possibilitar a tomada de consciência para compreender as várias dimensões do uso pedagógico das novas mídias e tecnologias, favorecendo a reconstrução das práticas educativas, tendo em vista o contexto da sociedade em constante mudança e uma nova visão epistemológica envolvida nos processos de conhecimento;
- Planejar e executar ações a partir de uma ótica transformadora viabilizando a articulação entre o projeto político-pedagógico, as atividades de gestão e a prática educativa mediada por tecnologias.
"A qualificação dos professores e do ensino é também essencial para obtenção de bons resultados ao nível da aprendizagem." Koichiro Matsuura (Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação)
Professores de Sapucaia do Sul com Leila Medeiros ( ao centro ), representante e coordenadora da PUC-RIO.
Professores de Sapucaia do Sul com Leila Medeiros ( ao centro ), representante e coordenadora da PUC-RIO.
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 16:49 0 comentários
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA PRA VOCÊ!
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 06:55 0 comentários
AS NOVAS REGRAS DO ACORDO ORTOGRÁFICO AGORA FICARAM FÁCEIS!
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 06:49 0 comentários
SEGURANÇA NA INTERNET!
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 06:30 0 comentários
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
METODOLOGIA OU TECNOLOGIA?
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 17:11 0 comentários
SE LIGA NESSA!
- Para assitir o alfabeto minúsculo - Clique aqui
FONTE: escolamsantaterezinha.blogspot.com/
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 16:59 0 comentários