- [ A crase e o Novo Acordo ortográfico ]
Identificando a fusão dos dois “as”
Embora o Acordo Ortográfico que entrará em vigor a partir do ano de 2009 não trazer mudanças referentes ao emprego do acento grave (acento indicador de crase), é sempre interessante recordar e saber identificar situações em que a crase deve ou não ser empregada. - [ A impessoalidade de Ary Barroso ]
Emprego do infinitivo impessoal
Bem sabemos que o verbo é classe gramatical que mais sofre flexão, pois manifesta ação, estado e fenômenos da natureza e que por motivos como esses que o início da análise sintática é feito por ele, sendo assim o centro de toda oração. Dessa forma, é perfeitamente aceitável afirmar que se a colocação verbal não estiver correta, a oração também não estará. - [ A reciprocidade pronominal ]
Pronomes reflexivos e recíprocos
Embora com essas palavras, Oswald de Andrade transmite uma idéia de desprazer no que tange a colocação do pronome átono “me”, é interessante atentar para o fato de que formalmente não usamos tais pronomes em início de frase. - [ Algumas exceções sobre o emprego do hífen ]
Os diferentes empregos do hífen no Novo Acordo Ortográfico
Em recente entrevista ao portal UOL, Pasquale Cipro Neto dá seu parecer sobre o Novo Acordo Ortográfico. Segundo, nosso prezado professor, muitas dúvidas ainda persistem por parte de lexicógrafos ou dicionarista, pois o VOLP (Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa), ainda não foi atualizado pela ABL (Academia Brasileira de Letras). - [ Alguns prefixos e a Nova Ortografia ]
Entendendo os prefixos pre, pro, re e co
Já se sabe que os prefixos acentuados sempre serão grafados com hífen independente do início da palavra que o segue, como é o caso das palavras pré-escola, pós-graduação e pró-amigo. Contudo, é possível sermos confundidos com prefixos que, se não fosse a ausência do acento, são escritos de forma semelhante. - [ As paroxítonas e o Novo Acordo Ortográfico ]
Acentuação das paroxítonas
No que se refere ao Novo Acordo Ortográfico, teremos a partir do ano de 2009 novas regras para a acentuação das paroxítonas, ou seja, para palavras cuja penúltima sílaba é a tônica, aquela pronunciada com mais intensidade. - [ As vírgulas ]
Dicas para a utilização da vírgula
Equivocadamente, alguns afirmam que a vírgula deve ser aplicada de acordo com a capacidade respiratória de cada indivíduo. Se houvesse aceitação para tal conceito, o sedentarismo e a prática de exercícios físicos seriam pontos divergentes para leitura de produções textuais gráficas. - [ Chega de Saudade / Tom Jobim e Vinícius de Moraes ]
Flexões verbais com alguns nomes da MPB
“Vai minha tristeza e diz a ela que sem ela não pode ser. Diz-lhe numa prece que ela regresse porque eu não posso mais sofrer. Chega de saudade, a realidade é que sem ela não há paz, não há beleza é só tristeza e a melancolia que não sai de mim, não sai de mim, não sai...”. - [ Comunicação prejudicada ]
Ambigüidade
Quando o comportamento expressivo de indivíduos ou grupos de alguma forma dificulta a manifestação correta, clara e objetiva dos pensamentos dos receptores de uma mensagem, tornam-se nítidas as características dos “vícios de linguagem”. - [ Concordância nominal ]
Concordâncias à luz das obras de Pablo Neruda
Para exemplificar as concordâncias que há entre algumas classes gramaticais, utilizaremos frases e poemas do poeta Pablo Neruda que foi um dos poetas castelhanos mais importantes do século XX, recebendo o Prêmio Nobel de Literatura em 1971. Era chileno, esteve no Brasil algumas vezes e escreveu um extenso poema sobre o Rio de Janeiro em 1954. É dele a famosa frase em castelhano: “Oro llevaran, oro dejaran”, referindo-se ao idioma castelhano imposto violentamente pelos espanhóis na América, dissipando as civilizações Astecas, Maias e Incas. - [ Contos de fadas ]
Uma possibilidade de trabalho com adolescentes
Apesar dos contos de fadas serem materiais utilizados normalmente para o ensino de crianças nos primeiros anos escolares, o que na maioria das vezes são fontes riquíssimas para começar a inseri-las no mundo letrado, tal categoria de contos também podem se apresentar como matéria-prima para as aulas de língua portuguesa para adolescentes. - [ Crônica na escola ]
Uma proposta para a sala de aula
Inserir o aluno no mundo da leitura é uma tarefa desafiadora para quaisquer professores que a entendem como fundamental para ampliar a visão de mundo de seus alunos e também o vocabulário de cada um deles, aumentando a possibilidade de saberem se posicionar ante aos diversos temas na sociedade que pertencem ou fora dela. - [ Depende de nós / Ivan Lins ]
Próclise, mesóclise e ênclise.
Os pronomes são utilizados em nosso diálogo para substituir palavras e nos informar a pessoa que estamos nos referindo, pois desta forma a nossa comunicação, oral ou escrita, ganha maior clareza. - [ Dependências pessoais ]
Emprego dos pronomes possessivos
Temos uma forte tendência para utilizar todos os pronomes como se fossem a mesma coisa. Não obstante, se faz necessário entender que para cada pronome pessoal, há um pronome possessivo ou demonstrativo que lhe é conveniente. - [ Educados e preconceituosos ]
Eufemismo e a classe social
Entende-se por eufemismo a figura de linguagem que atenua a dureza de alguma afirmação. Por isso, muitos a chamam de “a linguagem dos educados”, uma vez que se constitui falta de educação e de sensibilidade o emprego de determinados... - [ Eu ou mim? ]
Banalização do pronome oblíquo mim
Muitas pessoas condenam o pronome mim por acharem-no incorreto ou inculto. O pronome mim faz parte dos pronomes dos oblíquos tônicos, são eles: mim, ti, si, ele (a), nós, vós, eles (as). Para se ter ideia, não há a menor necessidade em inibir o pronome mim antes de verbos como custar, bastar, faltar e restar, pois estes verbos exigem a preposição “a”. Desta forma, mesmo que estes verbos estejam à frente do pronome mim, o seu emprego é correto, uma vez que o pronome mim não será sujeito destes verbos. - [ Figuras de pensamentos ]
Antítese, apóstrofe, eufemismo, gradação, ironia...
Diariamente nos deparamos com situações, em que se faz conveniente ou interessante, utilizarmos recursos para a obtenção de resultados mais convincentes, atrativos ou solidários. As figuras de pensamentos são modalidades essenciais para tais finalidades, pois é por meio dela que suavizamos uma má notícia, causamos inquietações em outrem, provocamos risos em alguns e até mesmo enfatizamos mensagens que tornam por sua vez, muito mais claras no entendimento daqueles a quem são endereçadas. - [ Figuras de pensamentos ]
Hipérbole, Prosopopéia, Reticência e Retificação...
Em postagem anterior, compreendemos cinco figuras de pensamentos, a saber, antítese, apóstrofe, eufemismo, gradação e ironia. Nesse momento faz-se conveniente, uma breve análise das demais, pois freqüentemente vivenciamos situações em que o uso adequado de cada uma delas, é fundamental para o bom entendimento dos endereçados. Como ocorreu na postagem anterior, há intencionalmente, algumas manifestações poéticas para maior aprofundamento. - [ Funções da Linguagem ]
Comunicação
Antes de entendermos as funções da linguagem, é interessante esclarecer que língua e linguagem são diferentes. Língua é a capacidade inata que cada ser humano tem para estabelecer comunicação, não dependendo de manifestações gramaticais ou ortográficas, sendo natural e livre - [ Gramática nas escolas ]
Um novo olhar necessário
As aulas de gramática nas salas de aula de nosso Brasil têm tomado outras formas e nós, profissionais ou estudantes, precisamos entendê-las, uma vez que quaisquer mudanças afetarão diretamente a nossa prática e a formação de nossos alunos. - [ Invariáveis nas obras de Noel Rosa ]
Classes gramaticais invariáveis
Antes de iniciarmos a compreensão das classes invariáveis da Língua Portuguesa, é interessante apresentarmos Noel Rosa. Possuindo uma capacidade surpreendente de unir palavra com música, Noel Rosa é considerado um dos primeiros mestres da música brasileira. Suas músicas eram baseadas em sua própria vida, em fatos de seu cotidiano. Um bom exemplo disso, é que ele e Wilson Batista (outro grande sambista da época) compunham músicas em resposta um ao outro. - [ Mais prefixos e a Nova Ortografia ]
Estudo dos prefixos carbo, zoo, sub, ad e ab
Como abordado na postagem anterior, falaremos desta vez de mais prefixos que rondam as nossas mentes com várias dúvidas no momento de empregá-los em alguma produção de ordem escrita. - [ Minúsculas e maiúsculas no Novo Acordo Ortográfico ]
Emprego de iniciais maiúsculas e minúsculas
Apesar do emprego de letras maiúsculas e minúsculas, aparentemente, ser usado por cada qual com finalidades pessoais, principalmente quando desejamos destacar ou não alguma palavra num texto, é fundamental entendermos que há regras em que estas são submetidas. - [ No reino das novas palavras ]
Neologismos com Carlos Drummond de Andrade
Drummond foi um poeta da segunda parte do Modernismo. Entretanto, não há muitos traços das características deste período em suas obras. Período este que se iniciou com a Semana da Arte Moderna em 1922 estendendo-se até 1945. Nota-se que Drummond falava muito sobre a vida cotidiana e há fortes traços de individualismo em suas palavras. - [ O fim da diferença ]
Locuções que perderam o hífen no Novo Acordo Ortográfico
Até antes do início deste ano, quando entrou o Novo Acordo Ortográfico, muitos artigos e dicas foram escritos para elucidar as diferenças que existiam entre locuções de várias ordens, como substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais. - [ O hífen e o Novo Acordo Ortográfico ]
Estudo da aplicação do hífen após o ano de 2009
Entre as regras da gramática da Língua Portuguesa, o hífen está entre os assuntos que mais causam dúvidas. Com o Acordo Ortográfico de 1990 e que entrará em vigor a partir de janeiro de 2009, As dúvidas que cercam este assunto ainda persistirão, e apesar de sabermos que a nova regra de grafia não será tão cobrada em concursos e vestibulares até 2012, é interessante já nos adequarmos a elas. - [ O nome da marca pelo produto ]
Estudo da figura de linguagem metonímia e metáfora
Algumas vezes a marca de algum produto “fixa” em nossa mente a tal ponto que não percebemos que, várias vezes, deixamos de utilizar o nome real de determinado produto pelo nome da marca que a ele foi propagada com indiscutível sucesso. - [ O realce de Guilherme Arantes ]
A letra maiúscula após reticências e dois pontos
A utilização de alguns sinais gráficos de pontuação, como dois pontos e reticências, sempre causam dúvidas sobre o emprego da letra inicial maiúscula após eles. - [ O suicídio ]
O verbo suicidar e pronome reflexivo
Antes de começarmos a discutir sobre este verbo, considero necessário relembrarmos que a partícula “se” é reflexiva, ou seja, faz com que a ação do verbo volte para o sujeito de uma frase ou revele mutualidade, segundo o dicionário Aulete. - [ O uso da gramática na linguagem escrita ]
Diferenças entre a linguagem escrita e a linguagem oral
A gramática da Língua Portuguesa é repleta de regras e exceções e, por isso, muitos a vêem sob uma perspectiva negativa, a tendo algumas vezes, como supérflua ou desnecessária. - [ Orações coordenadas ]
Sindéticas e Assindéticas
É de nosso conhecimento que em obras como poesias, poemas e sonetos há o que chamamos de “Licença Poética”. Com o uso desta, vários artistas compõem obras, que segundo a Norma Culta da Língua Portuguesa, apresentam inadequações que visam atingir algum objetivo. - [ Os alto-falantes de Adriana Calcanhotto ]
O plural de palavras compostas
Antes de entendermos algumas regras que devem ser observadas no que se refere a palavras compostas, atentemos para o trecho da música, em especial para a seguinte citação: “Nem mil alto-falantes vão poder falar por mim”. - [ Os ditongos e o Novo Acordo Ortográfico ]
Ditongos decrescentes e crescentes
As vogais na Língua Portuguesa são fundamentais para a formação das palavras. Como Monteiro Lobato afirma em “Emília no país da gramática”, elas são 5 senhoras, pois jamais conseguiríamos formar alguma palavra sem o auxílio delas. - [ Os porquês de Cecília Meireles ]
Formas gráficas dos porquês
Intencionando facilitar a compreensão das diferentes formas dos porquês, nos basearemos em algumas das belas palavras de Cecília Meireles. Cecília Meireles nasceu no Rio de Janeiro em 1901 e aprendeu desde muito cedo o significado das palavras “ausência, morte e solidão”, pois perdera o pai antes de seu nascimento e... - [ Os trocadilhos de Almir Sater ]
Reflexão sobre trocadilhos e cacofonia
A língua portuguesa é riquíssima em recursos para desenvolvermos os mais diferenciados trabalhos. Muitas pessoas temem ao utilizar alguns recursos porque o imaginam como sendo algo não aceitável na norma padrão desta área do conhecimento. Contudo, tudo é aceitável dependendo do contexto. É o contexto que vai determinar a aceitabilidade ou não da utilização de palavras ou tantos outros meios. - [ Perdendo o medo das nomenclaturas gramaticais ]
Alguns nomes complicados da gramática
Há muitas nomenclaturas na gramática da língua portuguesa que assustam estudantes e quaisquer pessoas que desejam entender um pouco sobre a competência escrita desta língua. Ora, não é preciso construir uma muralha de separação entre você e a gramática. Alguns a tem como desnecessária porque não entendem como transmiti-la para a oralidade, outros a tem como elitismo e assim por diante. - [ Pluralizando ]
O plural de cores e palavras compostas
É sempre importante relembrarmos o plural de palavras compostas, uma vez que estas sempre são motivos de indagações advindas de dúvidas no momento que precisamos escrever. Abaixo, há dicas de quando devemos ou não pluralizar tais palavras. Você verá que está sendo abordadas, de uma maneira geral, as cores, uma vez que através destas teremos uma visão amplificada no que se refere à forma pluralizada de algumas palavras. - [ Qual das metades? ]
Quando o meio nem sempre é a metade
Na linguagem coloquial, esta que normalmente utilizamos para nos comunicar oralmente, dificilmente exige-se qua as palavras sejam regidas pelas concordâncias gramaticais. - [ Quando é necessário repetir ]
Estudo da anáfora
Várias vezes nos vemos diante de textos gráficos, como poemas, sonetos e músicas que exibem, sem maiores preocupações, frases com palavras e expressões repetidas. - [ Quando uma palavra muda tudo ]
Conjunções adversativas
Diariamente estamos diante de afirmativas diversas, quando de repente uma palavra, entre vírgulas ou não, modifica o conteúdo ou idéia que até então estávamos considerando. - [ Que sujeito é este? ]
Sujeitos na voz de Caetano Veloso
Entre classes de sujeitos que a Língua Portuguesa dispõe, há três que, ao que tudo indica, causam mais dúvidas. São eles: sujeito oculto, indeterminado e inexistente. - [ Significação das Palavras ]
Semântica
Entendemos por semântica, a ciência que estuda o significado das palavras. Quando analisamos algumas expressões (considerando a concepção e bagagem cultural de cada um), percebemos que há palavras que possuem uma semântica muito intensa, ou seja, com várias possibilidades de interpretações. - [ Sons e significados ]
Fonologia das letras “j” e “g”.
Fonologia é o estudo dos elementos sonoros capazes de distinguir significados. Por isso, antes de representarmos graficamente os sons, é necessário uma cautelosa observação dos conceitos fonológicos e ortográficos. - [ Textos narrativos ]
Emília no país da gramática
Toda manifestação textual que traz pelo menos 5 elementos fundamentais, a saber: Personagem, enredo, narrador, tempo e espaço, é considerado pertencente ao gênero narrativo ou épico. - [ Um toque na língua ]
Aula 7
Gente, por causa daquela gripe braba que eu peguei, tive que faltar a algumas aulas e acabei perdendo muita matéria. Eu cheguei a estudar mais ou menos para as provas de Matemática e história desta semana; mas para a de português ainda não deu pra estudar direito, porque perdi alguns assuntos que o Professor Edu andou ensinando, como aquela parte de ortografia que fala do emprego do s em muitos substantivos. Quem aí pode me passar esta matéria e também me dar uns toques sobre o que o Professor Edu falou dela? - [ Um toque na língua ]
Aula 14
No dia de São João, o pátio de uma das escolas onde o Professor Edu trabalha está fervilhando de alunos, professores e funcionários, além de outros convidados, que, num clima muito alegre e harmonioso, divertem-se com brincadeiras características das tradicionais festas juninas, aproveitando também para degustar, igualmente com bastante satisfação, as diversas iguarias, típicas desta ocasião. - [ Um toque na língua ]
Lição13
No dia seguinte, já em sala de aula, os alunos do Professor Edu, num burburinho cada vez maior, fazem especulações sobre o atraso de quinze minutos de seu mestre, que costuma ser bastante pontual. - [ Um toque na língua ]
Respostas dos exercícios da 1ª parte
Caros amigos e queridas amigas, Eis as respostas dos exercícios da primeira parte. Espero que todos tenham sido bem sucedidos na realização deles. Nesta quarta-feira, distribuirei a segunda parte. - [ Um toque na língua ]
Exercícios - 2ª parte
1. Preencha adequadamente os espaços pontilhados com as expressões "acerca de", "a cerca de" ou "há cerca de". - [ Um toque na Língua ]
Aula 15
Chegando à sala de aula, onde os alunos trocam alegres comentários sobre todos os fatos pitorescos que ocorreram na festa junina, promovida pelo colégio, o Professor Edu é alvejado de imediato pela pergunta incisiva do irônico Lucas... - [ Um toque na língua ]
Aula 08
Após à descontraída exposição sobre o Sistema DOSVOX, na qual Lucas surpreendentemente se esforçará, a fim de apresentar um bom desempenho diante da turma, uma torrente de perguntas mais específicas sobre esse ambiente operacional para deficientes visuais desabou sobre ele, fazendo-o pedir o auxílio de Zé Luís, seu colega cego de turma, para tentar responder a tantos questionamentos levantados pelos demais colegas, dado o grande interesse que o DOSVOX despertou em todos. - [ Um toque na língua ]
Aula 5
Nos corredores da escola, os alunos conversam animadamente à espera do Professor Edu, que terminava de tomar o seu terceiro cafezinho daquela manhã friorenta e já se dirigia, entusiasmadamente como sempre, à sala de aula, pois lecionar, para ele, mais do que exercer uma importante profissão, para a qual sempre fora vocacionado, significava um trabalho que lhe proporcionava um imenso prazer e um não menor estado de gratificação espiritual. - [ Um toque na língua ]
Aula 4
No segundo dia em que uma das escolas onde o Professor Edu lecionava continuava fechada, assim como todo o comércio do bairro, por ordem dos chefões do tráfico de drogas, ele novamente reuniu seus alunos no ainda belo e conservado jardim da praça defronte ao colégio para uma espécie de continuação do Dia do Tira-Dúvidas, proclamado, na véspera... - [ Um toque na Língua ]
Lições de 1 a 3
Muitos de vocês devem ainda se lembrar das bem-humoradas aulas de Língua Portuguesa da série "Um Toque na Língua", que andei publicando na lista DOSVOX e em outras listas de discussão da Internet, no ano de 2004, as quais tinham o objetivo de apresentar, sempre de uma forma simples, concisa e descontraída, informações elucidativas sobre certos pontos gramaticais de nosso idioma, que normalmente apresentam mais dificuldades em nosso dia-a-dia. - [ Um toque na Língua ]
Mais aulas do Professor Edu
Reunidos no pátio da escola, aproveitando o tempo vago pela falta de um dos professores, um grupo de alunos trocam opiniões preocupantes entre si sobre os pontos das diversas disciplinas que foram definidos para as próximas provas. - [ Um toque na língua ]
Exercícios - 1ª parte
1. Entre as alternativas abaixo, marque aquela em que os substantivos estão grafados corretamente com dois s e com c e cedilha... - [ Um toque na Língua ]
Aula 6
Aproveitando o intervalo entre as aulas para fazer um rápido lanche, o Professor Edu observa ao longe, sentada sozinha num banco de cimento, que ficava em um dos cantos do grande pátio da escola, uma de suas alunas, com um semblante um pouco triste... - [ Um toque na língua ]
Última aula do Professor Eduardo
Já em sala de aula, reunidos em vários grupos, alunos do Professor Edu conversam sobre vários assuntos, num misto de ansiedade e preocupação pela proximidade das provas de final de semestre e euforia pela chegada das férias de julho. - [ Um toque na língua ]
Respostas dos exercícios - 2ª parte
Respostas dos exercícios - 2ª parte (22 de julho de 2008) 1. Preencha adequadamente os espaços pontilhados com as expressões "acerca de", "a cerca de" ou "há cerca de”. - [ Um toque na língua ]
Aulas 11 e 12 do Professor Edu
Após uma semana de intensas chuvas e de temperaturas quase glaciais,segundo os cariocas mais friorentos, vamos encontrar de volta à pracinha em frente ao colégio, o Professor Edu e boa parte de seus alunos para mais um Dia do Tira-Dúvidas. - [ Uma nova forma de escrever ]
Novo Acordo Ortográfico
Muito já é falado sobre o Novo Acordo Ortográfico que está em vigor desde o dia 01 de Janeiro deste ano, mas ainda há muitas dúvidas acerca de como representaremos através da escrita, os sons que pronunciamos oralmente com tanta facilidade. - [ Uso freqüente da crase ]
Quando empregar corretamente a crase
Em nosso primeiro contato com a gramática da Língua Portuguesa, iremos entender um pouco sobre a origem da mesma.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
DICAS DE NAVEGAÇÃO!
Postado por Simone, Cristiane , Roberta, Dougla, Jeferson, Rodrigo às 07:16
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