Apesar de já estarmos bastante distanciados do tempo em que computação nas escolas era considerada um grande avanço e uma forma de ampliar o recrutamento de alunos para seus quadros discentes, esse assunto ainda polariza discussões; suas formas de utilização e seu valor enquanto ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem não são consensuais, havendo contundentes embates entre concepções as vezes muito rígidas ou muito simplistas e ingênuas a respeito da informática nas escolas.
Mitos
o computador viria resolver os problemas e impasses da educação
o computador é uma ameaça ao pensamento criativo, à literatura e poesia, às artes, ao pensamento divergente, à socialização dos alunos
o uso do computador na escola só tem validade quando utilizado vinculado ás disciplinas matemáticas
o computador é o responsável pela atividade didática
o computador é visto cada vez mais como um instrumento com capacidade de raciocínio igual ou superior ao dos seres humanos
mito da eficiência divulgado pela publicidade
para se trabalhar com informática na escola é preciso ser especialista ou técnico em informática
não é necessário que se saiba absolutamente nada sobre computadores para se trabalhar com a informática na escola
Problemas
Lemos, freqüentamos palestras e cursos, nos quais se falam que a informática nas escolas é uma revolução sem volta. E, é até provável que assim o seja.
Mas, com nossa experiência, também sabemos que ainda não existe uma teoria aceita de modo consensual, que já tenha respondido com bases confiáveis a algumas perguntas simples:
- para que serve a informática na didática ?
- quais são as vantagens para a educação com o uso de metodologias informáticas e com a introdução do computador ?
- enfim, é realmente necessário para o desenvolvimento da educação que todas as escolas possuam computadores ?
- precisamos realmente dele?
- para fazer o quê ?
- em que medida nos será útil ?
- estão sendo, ou já se encontram os professores preparados para ele ?
Alguns caminhos
A escola é uma instituição que resiste a mudanças, mas, já estamos vivendo a "era da informação" que requer significativas revisões no sistema educacional. O principal objetivo da escola enquanto instituição é formar as novas gerações, de maneira a respeitar a sua identidade e estando consciente das necessidades dessa geração, que estão mudando, o que não pode ser ignorado pela escola, atuar em favor de sua inserção neste processo, de modo a atender o público a que se destina .
As transformações sociais se processam rapidamente e a mudança se tornou a regra. Nessa situação dinâmica, a educação é um processo contínuo de construção e reorganização dos conhecimentos, tendo como finalidade o desenvolvimento global e harmonioso da personalidade, para formar o indivíduo crítico num contexto histórico.
Cabe então à escola, participar do processo de mudança, repensando as variadas questões introduzidas pelo uso de novas tecnologias, pois se alguma mudança houve, é necessário que se entenda qual o seu significado e quais as conseqüências que foram geradas por esses fatores de mudança.
Deve-se lembrar que se muitas vezes a tecnologia traz benefícios, ela também desfaz coisas boas que estão adequadas às nossas necessidades.
No caso específico dos computadores, lembrar sempre que a principal característica deles é não ter função definida. Eles vão funcionar de acordo com os programas que lhes são fornecidos e trabalhar a serviço daqueles que o estão utilizando. Não são a priori nem bons, nem maus, nem úteis, nem inúteis; tudo dependerá de nossas reais necessidades.
A tecnologia deve nos servir, colocar-se ao nosso serviço, e não ditar quais serão as nossas necessidades.
fonte: http://www.centrorefeducacional.com.br/informat.html
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