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quarta-feira, 15 de julho de 2009

Informática: Mitos e Problemas

Apesar de já estarmos bastante distanciados do tempo em que computação nas escolas era considerada um grande avanço e uma forma de ampliar o recrutamento de alunos para seus quadros discentes, esse assunto ainda polariza discussões; suas formas de utilização e seu valor enquanto ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem não são consensuais, havendo contundentes embates entre concepções as vezes muito rígidas ou muito simplistas e ingênuas a respeito da informática nas escolas.


Mitos

wb00799_.gif (672 bytes)o computador viria resolver os problemas e impasses da educação
wb00799_.gif (672 bytes) o computador é uma ameaça ao pensamento criativo, à literatura e poesia, às artes, ao pensamento divergente, à socialização dos alunos
wb00799_.gif (672 bytes) o uso do computador na escola só tem validade quando utilizado vinculado ás disciplinas matemáticas
wb00799_.gif (672 bytes) o computador é o responsável pela atividade didática
wb00799_.gif (672 bytes) o computador é visto cada vez mais como um instrumento com capacidade de raciocínio igual ou superior ao dos seres humanos
wb00799_.gif (672 bytes) mito da eficiência divulgado pela publicidade
wb00799_.gif (672 bytes) para se trabalhar com informática na escola é preciso ser especialista ou técnico em informática
wb00799_.gif (672 bytes) não é necessário que se saiba absolutamente nada sobre computadores para se trabalhar com a informática na escola



Problemas


Lemos, freqüentamos palestras e cursos, nos quais se falam que a informática nas escolas é uma revolução sem volta. E, é até provável que assim o seja.
Mas, com nossa experiência, também sabemos que ainda não existe uma teoria aceita de modo consensual, que já tenha respondido com bases confiáveis a algumas perguntas simples:
- para que serve a informática na didática ?
- quais são as vantagens para a educação com o uso de metodologias informáticas e com a introdução do computador ?
- enfim, é realmente necessário para o desenvolvimento da educação que todas as escolas possuam computadores ?
- precisamos realmente dele?
- para fazer o quê ?
- em que medida nos será útil ?
- estão sendo, ou já se encontram os professores preparados para ele ?


Alguns caminhos

A escola é uma instituição que resiste a mudanças, mas, já estamos vivendo a "era da informação" que requer significativas revisões no sistema educacional. O principal objetivo da escola enquanto instituição é formar as novas gerações, de maneira a respeitar a sua identidade e estando consciente das necessidades dessa geração, que estão mudando, o que não pode ser ignorado pela escola, atuar em favor de sua inserção neste processo, de modo a atender o público a que se destina .
As transformações sociais se processam rapidamente e a mudança se tornou a regra. Nessa situação dinâmica, a educação é um processo contínuo de construção e reorganização dos conhecimentos, tendo como finalidade o desenvolvimento global e harmonioso da personalidade, para formar o indivíduo crítico num contexto histórico.
Cabe então à escola, participar do processo de mudança, repensando as variadas questões introduzidas pelo uso de novas tecnologias, pois se alguma mudança houve, é necessário que se entenda qual o seu significado e quais as conseqüências que foram geradas por esses fatores de mudança.
Deve-se lembrar que se muitas vezes a tecnologia traz benefícios, ela também desfaz coisas boas que estão adequadas às nossas necessidades.
No caso específico dos computadores, lembrar sempre que a principal característica deles é não ter função definida. Eles vão funcionar de acordo com os programas que lhes são fornecidos e trabalhar a serviço daqueles que o estão utilizando. Não são a priori nem bons, nem maus, nem úteis, nem inúteis; tudo dependerá de nossas reais necessidades.
A tecnologia deve nos servir, colocar-se ao nosso serviço, e não ditar quais serão as nossas necessidades.

Vera Lúcia Camara Zacharias é mestre em Educação, Pedagoga, consultora educacional, assessora diversas instituições, profere palestras e cursos, criou e é diretora do CRE.
fonte: http://www.centrorefeducacional.com.br/informat.html

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